Saiba as principais causas e o que fazer para evitar o chulé

de Julia Moretto 0

A bromidrose ou chulé pode afetar qualquer pessoa. Normalmente esse desconforto aparece em pés suados, mas há simples medidas que podem evitar o problema.

Por que os pés suam?

A função das glândulas sudoríparas é deixar a pele úmida e flexível. Portanto, há mais glândulas sudoríparas nos pés do que em outras partes do corpo.

Além disso, as glândulas localizadas nos pés trabalham a todo instante, independentemente da prática de exercícios ou do calor.

Causa e como evitar

Pés fedem quando bactérias, fungos, queratina e suor interagem, produzindo o característico odor. Um cheiro de queijo é liberado quando o suor se decompõe. 

As principais causas dos pés suados são: usar o mesmo sapato todos os dias, má higiene pessoal e estresse.

Prevenção

Uma forma eficaz de acabar com o problema é manter uma boa higiene pessoal e não calçar os mesmos sapatos 2 dias seguidos. É importante lavar e secar os pés – principalmente entre os dedos – todos os dias.

Além disso, use meias de lã ou algodão e evite as de nylon.

O que fazer para evitar?

– Utilize um spray desodorante ou anti transpirante nos pés. Muitas pessoas não sabem, mas desodorantes normais garantem a mesma proteção de um produto especial para a região;

– Após tomar banho, seque os vãos entre os dedos até que que fiquem totalmente secos;

– Aposte em palmilhas medicinais removíveis nos calçados, pois elas têm efeito desodorizante;

– Utilize meias limpas ou novas. Algumas meias especiais para esportes têm painéis de ventilação que ajudam a manter os pés secos;

– Prefira sapatos de couro ou lona. No verão, opte por sandálias abertas.

Essas dicas ajudam a se livrar do suor e do mal cheiro. Caso elas não estejam sendo suficientes, procure um médico.

No caso de atletas, medicamentos antifúngicos – disponíveis na farmácia – podem ajudar, mas é sempre bom conversar com um especialista e debater o quadro antes de tomar qualquer medicação.

Fonte: MV Fotos: Reprodução / MV

Jornal Ciência