Homem transformou ruínas de 184 anos em uma casa incrível

de Gustavo Teixera 0

Dois séculos podem fazer muitos danos a qualquer propriedade, mesmo se ela foi bem-construída. O tempo é um fator importante em prejudicar uma estrutura antiga, mas se não houver ninguém trabalhando na manutenção, a propriedade pode facilmente ficar em condições precárias.

Mas se alguém estiver disposto a restaurá-la, uma propriedade histórica pode retornar a sua antiga glória. 

Foi o que aconteceu quando o usuário do site de fotos Imgur, BlacksmithSam começou a restaurar uma pequena casa perto da sua, que foi construída por um homem chamado Ephram Woodworth no início do século XIX.

fotos-ruinas_1

A restauração precisaria de muita engenhosidade, e BlacksmithSam não poderia se dar ao luxo de reconstruir esta casa exatamente como ela foi criada. Para piorar, a propriedade estava sem o telhado. 

A casa abaixo foi originalmente construída em 1833 por Ephram Woodworth. Depois de saber que o governo estava construindo uma estrada entre Milwaukee e Green Bay, ele reivindicou esta terra não utilizada para a pequena propriedade em que ele viveu, enquanto planejava um lugar maior para sua família.

fotos-ruinas_2

Quase dois séculos mais tarde, a maior propriedade abrigou novos moradores: o usuário do site Imgur, BlacksmithSam, e sua esposa.

Em março de 2016, BlacksmithSam decidiu restaurar a propriedade de Ephram. Depois que BlacksmithSam começou a trabalhar na pequena casa, o descendente vivo de Ephram surpreendeu-o com uma visita para mostrar sua apreciação pela sua dedicação à restauração da estrutura. Foi revelado que Ephram usou a casa como uma oficina e como uma cozinha de verão.

fotos-ruinas_3

O conselho de arquitetura da comunidade adorou a ideia, embora eles concordassem que era um plano louco. Quem iria querer colocar todo esse trabalho nesta casa degradada?

Mas BlacksmithSam viu as coisas de forma diferente. Antes de fazer qualquer outra coisa, BlacksmithSam teve que nivelar o chão.

Ele começou com uma fundação de cascalho, em seguida, espalhou três camadas de concreto e argamassa em cima.

fotos-ruinas_4

O descendente de Ephram disse que a propriedade foi usada frequentemente como uma área para trocas entre tribos e colonos. Eles se reuniam no verão para se encontrar e realizavam cerimônias e reuniões.

Quando não era usada, os filhos e netos de Ephram brincavam na propriedade. O tempo ruim era inevitável e retardou consideravelmente o projeto. Toda vez que chovia, BlacksmithSam perdia argamassa e tinha que refazer as paredes.

fotos-ruinas_5

A camada de acabamento do piso tinha que ser baixa e alta em fibra para garantir que não seria porosa e poderia lidar com contato de alto impacto. 

Como BlacksmithSam planejou usar esta casa como seu espaço de trabalho, era necessário que o chão fosse capaz de absorver o impacto sem criar rachaduras ou se danificar. 

A fim de subir as paredes, BlacksmithSam aplicou a argamassa usando uma ferramenta em forma de pizza.

Ele forçou a argamassa nas juntas verticais e removeu o excesso para alinhar a nova mistura com a argamassa existente.

Ele usou tijolos para manter tudo liso e uniforme. Depois que as juntas verticais foram feitas, BlacksmithSam passou para as horizontais.

fotos-ruinas_6

Em agosto de 2016, todas as paredes estavam acabadas e era hora de cavar e derramar a fundação da parede que faltava. BlacksmithSam escreveu que, em algum momento nos anos 80 ou 90, alguém removeu a quarta parede para usar a pedra no jardim da frente, então ele decidiu usar as mesmas pedras para restaurá-la.

fotos-ruinas_7

Ele usou um selante unidirecional de umidade nas paredes para prevenir infiltrações na casa. Foram necessários 16 metros quadrados de concreto para encher a fundação. Era muito caro construir a quarta parede exatamente como tinha sido originalmente construída, e a cidade não permitiria isso de qualquer maneira. Então, ele planejou como fazê-la parecer com as outras paredes. Primeiro, ele teria que construir com blocos de concreto.

fotos-ruinas_8

A fim de produzir argamassa e concreto suficiente para este trabalho, BlacksmithSam tinha duas betoneiras constantemente trabalhando. Para combinar as duas paredes ao lado de seu novo, o pedreiro teve que medir e cortar cada bloco individualmente. BlacksmithSam queria combinar perfeitamente a mistura de argamassa original com o resto da casa. Então ele enviou amostras da argamassa para a Universidade de Wisconsin, onde sua composição química foi analisada.

fotos-ruinas_9

fotos-ruinas_10

A partir disso, ele foi capaz de misturar a argamassa como Ephram fez anos atrás. Parecia mais escura do que o resto da casa, mas em dois anos ou mais, tudo se combinará perfeitamente. BlacksmithSam e sua equipe só conseguiam fazer a parede poucos metros de cada vez, ou ela iria cair e teriam que começar de novo. Isso dá uma ideia de como a construção deve ter sido lenta para Ephram no século 19, que não tinha as mesmas ferramentas.

fotos-ruinas_11

fotos-ruinas_13

fotos-ruinas_14

Eles tiveram que repetir esse processo no interior da casa e pode ter levado um tempo, mas foi esse método que faria da restauração um sucesso. Finalmente, BlacksmithSam e sua equipe terminaram a quarta parede. Parecia que nunca havia sido derrubada e a próxima grande tarefa foi descobrir como recriar o telhado. Ele encontrou algumas fotos do prédio da década de 1960 e a equipe destinou-se a projetar o telhado o mais próximo possível do seu estado original.

fotos-ruinas_16

Usando nada além de madeira de cedro, a equipe terminou com êxito o telhado antes do inverno. Depois de meses de trabalho duro, as maiores partes da casa estavam acabadas. Por fim, a casa precisava de novas portas. BlacksmithSam usou cedro para as novas portas também, e quando nevou pela primeira vez, tudo estava pronto: a casa foi completamente restaurada.

fotos-ruinas_17

Ele poderia começar a usar o interior para a sua oficina imediatamente. Ele planejava mudar as coisas enquanto trabalhava no espaço, mas, pelo menos, estava tudo pronto para começar seu próximo projeto. Aqui está BlacksmithSam com seu cachorro, Penny. Ambos estão felizes por comerem algumas costeletas de porco e poderem desfrutar da restauração maravilhosa.

fotos-ruinas_18

A restauração desta casa do século 19 não foi uma tarefa fácil. A prefeitura e a diretoria de arquitetura acreditavam que era loucura assumir um projeto de tal dificuldade, mas o resultado ficou impressionante.

Fonte: Boredom Therapy Fotos: Reprodução / Boredom Therapy

Jornal Ciência