Ruanda volta a ter rinocerontes-negros 10 anos após a espécie ter desaparecido do país

de Merelyn Cerqueira 0

Rinocerontes em todo o mundo estão enfrentando uma ameaça sem precedentes de extinção à medida que o comércio ilegal de seus chifres continua crescendo.

No entanto, esta semana, um vislumbre de esperança surgiu em Ruanda, quando os primeiros rinocerontes negros começaram a ser reintroduzidos após 10 anos de ausência no país.

Cerca de 20 animais foram enviados ao Parque Nacional Akagera. Com informações da IFL Science.

“Os rinocerontes são um dos grandes símbolos da África, mas eles estão seriamente ameaçados e em declínio em muitos lugares do continente, devido ao comércio extremamente lucrativo e ilegal de seus chifres”, disse Peter Fearnhead, CEO da African Parks, em um comunicado.

“O retorno do rinoceronte a este país, entretanto, é um testemunho do compromisso extraordinário de Ruanda com a conservação, e um marco para a restauração da diversidade natural de Akagera”.

Acredita-se que durante a década de 1970, cerca de 50 rinocerontes-negros ainda perambulavam pelo Parque.

No entanto, nos anos seguintes, com o aumento da caça furtiva, bem como os horrores da Guerra Civil ruandesa, os animais sofreram uma grande baixa.

No ano de 2007, uma última observação confirmou que a espécie tinha desaparecido não somente do Parque Nacional, mas do país inteiro.

Contudo, desde 2010, agora sob a gestão do African Parks, o parque vem se esforçando para restaurar a população de rinocerontes.

Sob esta condição, o projeto prosperou e agora Akagera é o lar de manadas errantes de elefantes, hipopótamos e até leões, que foram reintroduzidos há dois anos, após 15 anos de ausência. 

Quanto aos rinocerontes, a ameaça desde a extirpação diminuiu, embora a caça furtiva ainda seja abundante em grande parte da África – atualmente existem apenas 5.000 rinocerontes-negros vivos.

Para ajudar a aumentar esse número, Ruanda se dedicou à preparação de terrenos e reforçou a segurança antes mesmo que os animais, vindos da África do Sul, chegassem ao país.

Durante os seis anos que a African Parks vem administrando Akagera, o país viu uma redução no número de caça furtiva – o mais baixo de todos os tempos. 

A proteção do parque conta com rastreadores presos aos animais, unidades de proteção canina, equipes anti-caça furtiva, bem como helicópteros de vigilância que regularmente sobrevoam o local.

Os rinocerontes reintroduzidos são membros da subespécie Diceros bicornis michaeli. Espera-se que esta reintrodução forme uma nova população e ajude a resgatar a espécie da extinção.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência