Por que temos mau cheiro corporal? Aprenda a fazer “neutralizadores naturais” caseiros!

de Redação Jornal Ciência 0

Ainda que presente em diversas partes do corpo, o mau cheiro tem maior concentração em lugares como axilas, pés e genitais.

Tal fator acontece pela ação de microrganismos que se hospedam em locais úmidos. Uma vez que a temperatura está elevada e o local suado, as bactérias se reproduzem e exalam gases.

Pés e axilas são as áreas onde mais se concentram as glândulas sudoríparas. Desse modo, quando há uma intensa prática de exercícios físicos ou alta temperatura, tais glândulas expulsam água com o objetivo de reduzir o calor e evitar problemas internos. 

Além disso, a transpiração tem a função de eliminar certas toxinas do organismo. O processo acontece com a exclusão de gotas de água salgada através dos poros, transportando materiais nocivos que se acumulam pelo corpo.

O mau cheiro do suor

transpirando-nos-pes

Com o calor, o excesso de peso, os exercícios físicos ou no caso de mudanças hormonais é inevitável a eliminação de água do nosso organismo. Outros fatores que aumentam a produção de transpiração são o estresse, o medo, as preocupações e a ansiedade.

O uso de sapatos fechados, de má qualidade ou de materiais sintéticos também colabora para que os pés liberem a transpiração, fazendo com que a região seja ideal para a proliferação de fungos e bactérias. 

Logo, roupas fabricadas com tecidos sintéticos podem aumentar significativamente a transpiração nas regiões das axilas e dos genitais. O aconselhável é que sejam utilizadas peças de algodão ou fibras naturais.

Outro fator que influencia no cheiro corporal é a alimentação. O corpo tende a eliminar todas as toxinas acumuladas.

Assim, conforme consumimos gorduras, frituras, produtos embutidos ou processados e açúcares refinados, aumentam as chances de produzirmos odores intensificados. O ideal é que haja uma dieta rica em vegetais, legumes, frutas, sementes e alimentos integrais.

Todas as dicas são válidas. Porém, o essencial é manter a higiene pessoal, tomando pelo menos um banho por dia. Durante o verão, o indicado é tomar dois. As áreas problemáticas podem ser lavadas com água e sabão neutro. 

O indicado é não usar desodorantes com aerossol ou creme nas axilas, uma vez que esses produtos obstruem os poros dessas regiões. Opções caseiras e naturais são sempre bem-vindas, como a receita a seguir:

  • 5 folhas de menta

  • 5 folhas de alecrim

  • 1 xícara de água fervendo (250 ml)

Ferva, deixe esfriar, coe e transfira o líquido para um frasco. Molhe um algodão nesse líquido e passe pelas axilas ou pés todos os dias. Óleos de essências, como os de lavanda, também ajudam a evitar o odor. Além disso, procure sempre trocar de roupas, caso fique muito tempo fora de casa.

O chá verde também é indicado para o trato do mau cheiro, sendo um excelente depurativo com a função de eliminar toxinas. O indicado é beber duas xícaras por dia.

 Por fim, caso o cheiro seja produzido em excesso, você pode esfoliar a área com uma mistura de bicarbonato de sódio e limão. A pasta de bicarbonato misturado com água também funciona como desodorante natural e efetivo. Em casos extremos, é necessário procurar a ajuda de um dermatologista.

Fonte: Melhor com Saúde Foto: Reprodução / Melhor com Saúde

Jornal Ciência