Radiografias mostram como cirurgiões reconstruíram o rosto de motociclista

de Merelyn Cerqueira 0

Andy Robinson, um motociclista de 48 anos de idade, de Lancashire, Inglaterra, colidiu com um amigo enquanto participava de uma corrida off-road (moutain bike) em maio do ano passado.

Os paramédicos lutaram para salvar sua vida, já que ele havia perdido a respiração em três situações durante o resgate e ainda precisou de uma transfusão de sangue no local.

radiografias-motociclista_01

Imagens chocantes divulgadas mostram exatamente como os cirurgiões conseguiram reconstruir o rosto do homem, que teve a cavidade ocular e queixo danificados. De acordo com informações do jornal inglês Daily Mail, foram utilizadas 13 placas de metal e 52 parafusos para completar a restauração.

radiografias-motociclista_03

Sua órbita ocular esquerda foi movida por mais de dois centímetros pela força da colisão, enquanto que o queixo foi esmagado, e o nariz quase arrancado. O motociclista também sofreu danos nos nervos do braço direito e quebrou algumas costelas durante o acidente. Suas pernas sofreram fraturas em 15 lugares diferentes a partir do joelho, e também foram corrigidas com parafusos, placas e fios. Robinson revelou que paramédicos teriam dito a seus amigos que era “quase certo” que ele não sobreviveria até chegar ao hospital e os médicos haviam dito à sua esposa que esperasse pelo pior.

radiografias-motociclista_04
Raio X do cotovelo direito de Robinson

Os médicos disseram que, se não fosse pelo sangue que recebi no local, não estaria aqui hoje”, disse. “Meu peito estava cheio de sangue e meus pulmões não inflavam, então eles tiveram que abrir dois buracos na minha caixa torácica para drenar o sangue e em seguida fazer a transfusão ali mesmo, no chão da floresta”. Enquanto esteve no hospital, passou duas semanas em coma. Ele contou ter sentido tanta dor que precisou ser medicado com cetamina, já que a morfina não era forte o suficiente.

radiografias-motociclista_02

Como não conseguiu verificar os ferimentos em um espelho, ele não sabia exatamente qual a extensão do problema. Isso até verificar uma série de imagens de raio-X de seu crânio, durante um check-up regular. Os exames mostravam uma complexa rede de parafusos e placas, que foram utilizados pelos cirurgiões para a reconstrução de seu rosto. No entanto, o único sinal visível da cirurgia em sua face é que agora ele ouve um estalo todas as vezes que abre a boca.

Agora, ele faz campanhas pedindo às pessoas que doem sangue na tentativa de salvar mais vidas. “Se estou aqui é graças ao sangue doado por estranhos”, disse. Ele também destacou a importância da esposa durante o período em que esteve inconsciente. “Ela mostrou uma resiliência incrível. Passou por tudo isso e ainda cuidou de nossos dois filhos”, disse acrescentando que nunca mais praticaria mountain bike novamente. 

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência