Quer baixar os triglicerídeos? Cientistas indicam receita caseira simples!

de Merelyn Cerqueira 0

Embora sejam fontes importantes de gordura para o bom funcionamento do organismo, quando em níveis elevados no sangue, o colesterol e os triglicerídeos podem ser problemáticos.

É notório que as pessoas tendem a dar uma maior atenção aos níveis de colesterol, mas os triglicerídeos também devem ser observados, uma vez que já foram associados a uma maior ocorrência de doenças do coração bem como inflamação do pâncreas.

Contudo, estudos têm apontado um elemento muito simples que pode ajudar a combater o colesterol e os triglicerídeos alto: o vinagre de maçã.

De acordo com o médico e nutrólogo, Dr. Wilson Rondo, especialista em medicina preventiva molecular, o vinagre de maçã é um poderoso remédio natural.

“Ele é bom para a diabetes do tipo 2, obesidade e hipertensão”, explica. “Ele mexe na sensibilidade da insulina, o que provoca uma redução da glicemia circulante. Com isso as pessoas tendem a perder peso e a normalizar o açúcar no sangue”.

O vinagre de maçã contém pectina, uma fibra solúvel que tem o poder de reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. O produto também é capaz de recuperar a produção de enzimas digestivas, que perdemos durante o processo de envelhecimento.

Segundo um estudo publicado no Life Science Journal e intitulado “Influence of Apple Cider Vinegar on Blood Lipds” (“Influência do vinagre de maçã nas gorduras do sangue”, em tradução livre), que acompanhou 19 pessoas com hiperglicemia por oito semanas, observou-se que, após a ingestão de uma mistura de vinagre de maçã, mel e água, os níveis de lipídios nocivos no sangue dos voluntários foram reduzidos. Além disso, foi observado um aumento significativo do HDL, conhecido como colesterol “bom”.

“O presente estudo indicou que o consumo de vinagre de maçã pode reduzir os níveis de LDL no sangue, triglicerídeos e colesterol em pacientes com hiperlipidemia”, escreveram os pesquisadores no estudo.

“Além disso, dado que a hiperlipidemia é um fator de risco conhecido para a aterosclerose, o vinagre de maçã pode ser usado para prevenir e até mesmo tratar esta complicação e provavelmente outros problemas cardíacos”.

Receita

1 litro de água filtrada

½ litro de vinagre de maçã (de preferência orgânico)

½ copo de mel natural

Misture todos os ingredientes e reserve na geladeira. Consuma cerca de 50 ml antes do café da manhã e 50 ml antes de dormir.

Fonte: Diário de Biologia / SoceRJ Foto: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência