Qual é a diferença entre a deep web e dark web?

de Julia Moretto 0

Acessamos a Internet todos os dias, mas não dominamos todas as partes dela. Ao verificar o e-mail, redes sociais e fazer compras online, você está usando o que é conhecido como “superfície” – surface – da web, ou seja, sites são indexados pelos motores de busca como Google ou Yahoo. Mas, e a parte que não é peneirada por esses buscadores?

Os motores de busca só podem acessar 0,03% da internet. O restante é conhecido como deep web e, dentro desta, há a dark web ou dark net. Embora muitas vezes confundidos, são conceitos diferentes.

deep-weeb_01

A deep web é uma parte da Internet que não é indexada pelos motores de busca, o que significa que se você quiser acessar esses sites, você deve ir diretamente a eles em vez de pesquisar.

A deep web é enorme, precisamente porque o conteúdo da Internet é muito grande para os motores de busca cobrirem tudo, e embora este conteúdo seja, de alguma forma, “secreto” não é totalmente ruim.

Há sites que servem para denunciar casos de violência doméstica, opressão do governo, queixas anônimas e privadas, entre outras questões. Ela também é usada ​​pelos governos para operações secretas do FBI, empresas e grandes corporações.

deep-weeb_03

A dark web é uma parte não indexada e restrita da deep web. Para acessar, é necessário um software e autenticação. Esta parte da web é realmente mais escondida e possui um enorme mercado ilegal: drogas, pornografia infantil, venda de órgãos humanos e tortura. Lá você pode contratar hackers e assassinos.

Geralmente, na dark web, é necessário que você ofereça algum conteúdo antes de entrar, pois isso diminui as chances de denúncia. Depois de ter acesso, você pode adquirir bens e serviços ilegais.

O motor de busca mais comum desta web é chamado TOR e um dos “mercados” de maior sucesso é Silk Road, onde produtos e serviços são comprados com bitcoins – dinheiro digital – em completo anonimato.

Graças ao sucesso do Silk Road, outros mercados, como Ágora e AlphaBay estão crescendo. Estima-se que estes mercados gerem mais de $ 500.000 por dia.

Fonte: Super Curioso Foto: Reprodução / Florian F. (Flowtography

Jornal Ciência