Qual a diferença entre o ovo branco e o marrom? Um é melhor que o outro?

Muitas pessoas se perguntam se a cor da casca tem mesmo diferença no conteúdo. Afinal, existe ou não diferença entre os ovos com cascas de cores variadas?

de Merelyn Cerqueira 0

Comumente, as galinhas tendem a produzir ovos de duas cores: brancos e marrons. Contudo, uma das maiores dúvidas acerca disso é se eles possuem alguma diferença nutricional, e o que explica a existência das diferentes cores.

 

Com isso em mente, cientistas da Universidade de Cornell, em Nova York, resolveram obter essas respostas. Em suma, não há nenhuma diferença discernível em relação aos valores nutricionais, gemas ou sabores. Em entrevista ao New York Times, o cientista Tro V. Bui afirmou que os ovos marrons tendem a ter mais ômega 3, mas a diferença é minúscula. Quanto à cor da casca, o gene é que a determina.

 

Logo, galinhas de penas e lóbulos da orelha brancos põem ovos marrons. Diferente disso, as vermelhas ou marrons põem os ovos castanhos. Já as de raça Ameraucana, também conhecida como galinha-oriental, são as únicas que colocam ovos de casca azul.

 

Embora outras características da casca não sejam diferentes por conta da raça, as mais jovens costumam botar ovos mais duros. Além disso, as galinhas de ovos marrons tendem a ser maiores e custar mais para serem alimentadas e crescer. Dessa forma, em relação ao custo-benefício, os ovos brancos passam na frente. Dito isto, o tipo de alimentação da ave pode afetar o conteúdo nutricional do ovo, bem como a cor da gema.

 

Contudo, conforme reportado pela NYT, os ovos são formados no trato reprodutivo do animal. Nos de cor azul, o pigmento que define a cor da casca é chamado de cianina, um subproduto da bílis. Já nos ovos castanhos, as porfirinas, formadas a partir das células sanguíneas, é que definem a cor.  E por falar em ovos, sabe aquela velha pergunta sobre quem veio primeiro, ovo ou a galinha? O Jornal Ciência responde o enigma, clicando aqui neste link.

[ NYT ] [ Fotos: Reprodução / Wikimedia ]

Jornal Ciência