Psicólogos elaboraram teste para descobrir quão dramático você é

de Gustavo Teixera 0

Algumas pessoas vivem com dramas por todo lado, e certamente você conhece algumas delas.

Mas, por outro lado, você provavelmente deve conhecer aquela pessoa que quando um problema acontece, fica firme e tranquila. 

Sabendo disso, os psicólogos estão interessados em saber como algumas personalidades fazem um drama sendo que essa atitude pode ter sérias consequências. 

“Pessoas com personalidades dramáticas têm, em geral, vidas caóticas, e frequentemente criam crises entre familiares, amigos e colegas de trabalho”, disse a equipe de pesquisadores da Universidade do Texas.

Pessoas dramáticas geralmente possuem histórias de relacionamentos fracassados e procuram conflitos no trabalho ou nas redes sociais. 

“Pessoas assim, parecem ver o mundo como se tudo só acontecesse com elas o que em geral os torna reativos a contradições” explicaram os pesquisadores no periódico Personality and Individual Differences

A partir disso, os pesquisadores, criaram um tipo de traço psicológico, chamado “Need For Drama” (NFD). Pessoas com NFD têm uma personalidade que “manipula outros para a posição de vitimização”, a partir disso, a equipe fez uma nova escala de avaliação para medir o quão dramático é um indivíduo.

Essa nova escala é baseada em três pontos que foram relatados na pesquisa:

  1. Manipulação interpessoal: “caracterizada pelo impulso de influenciar outras pessoas para se comportarem de maneira que sirvam para que o manipulador conquiste seu objetivo”.
  2. Impulsividade conversacional: “caracterizada pela compulsão de uma pessoa a falar de si e compartilhar opiniões, mesmo que de forma inapropriada e sem se importar com as consequências sociais”.
  3. Vitimização persistente: “a propensão a constantemente perceber a si mesma como vítima das circunstâncias da vida que muitas pessoas entenderiam como benignas”.

Depois de realizaram o teste de variedade de medidas diferentes para identificar os dramáticos, a equipe liderada por Scott Frankowski fez este teste com doze perguntas, que põe a prova características como paranoia, comunicabilidade e auto absorção:

Confira

  • 1) Às vezes é divertido para você deixar as pessoas agitadas?
  • 2) Às vezes você fala mal de alguém e no fundo torce para que a pessoa descubra?
  • 3) Você diz e faz coisas só pra ver como os outros vão reagir?
  • 4) Você joga as pessoas umas contra as outras para conseguir o que quer?
  • 5) Pensa MUITO antes de falar?
  • 6) Sempre fala o que pensa, mas paga o preço por isso depois?
  • 7) É difícil para você guardar a sua opinião?
  • 8) Pessoas que agiam como se fossem amigas já te traíram pelas costas?
  • 9) Muita gente fala mal de você pelas costas?
  • 10) Você já se perguntou por que tanta coisa maluca acontece com você?
  • 11) Está sempre com a sensação de que muita gente quer se vingar ou fazer mal a você?
  • 12) Muita gente já fez coisas ruins para você?

De acordo com o psicólogo Scott Barry Kaufman, da Universidade da Pensilvânia quando selecionarem quase 500 voluntários para o teste, eles perceberam que quem teve uma pontuação alta na escala de drama era mais suscetível a demonstrar traços ruins de personalidade, como psicopatia e narcisismo. Pessoas com altos índices de comportamento dramático também mostraram uma alta tendência à fofoca e comportamento neurótico.

Embora o teste possa parecer divertido, esses resultados são importantes, pois permitem que pesquisadores diferenciem a necessidade de drama de outros traços. Após responder as perguntas, você descobriu o quão dramático você é?

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência