Provavelmente os óculos terão lentes de metal no futuro

de Julia Moretto 0

Pesquisadores de Harvard criaram um novo material de lente que é muito mais fino do que o vidro.

 

Ele é composto de nanopilares dispostos em uma matriz fina para focar a luz muito precisamente, evitando a desfocagem, o que pode acontecer com lentes de vidro. A lente de metal ultrafino pode ter muitas aplicações, além de possibilitar lentes mais leves, menos volumosas em câmeras, telefones e óculos.

 

A equipe que desenvolveu o nanomaterial anunciou a primeira versão dele durante o verão de 2016, mas a lente poderia focalizar somente uma cor em determinado momento. Portanto, se fosse usada em uma câmera, só poderia tirar fotos com uma cor de cada vez. Mas os pesquisadores revisaram o material para que pudesse trabalhar dentro de um espectro contínuo de cores,de azul para verde – perto do espectro de um LED.

3CF83BE600000578-4204534-image-a-4_1486573842953

As lentes de metal têm o potencial para produzir imagens com muito mais detalhe do que as lentes de vidro normal. Elas também corrigem um problema óptico comum chamado aberração cromática – quando diferentes cores da luz viajam em velocidades diferentes passando através de uma lente, o que pode causar uma imagem borrada ou bordas coloridas em torno de objetos.

 

O professor Federico Capasso, professor de Física e Engenharia Elétrica na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de John A. Paulson (SEAS) de Harvard e coautor da pesquisa, disse: “Lentes tradicionais para microscópios e câmeras – laptops – requerem múltiplas curvas para corrigir aberrações cromáticas, o que adiciona peso, espessura e complexidade.” Nosso novo avanço corrigiu aberrações cromáticas de modo que uma única lente é necessária.” Os pesquisadores usaram dióxido de titânio para criar a matriz.

 

Essas estruturas nanopilares permitem que a lente focalize comprimentos de onda de luz de 490 nanômetros a 550 nanômetros – o espectro azul para o verde – sem qualquer aberração cromática. Se o material for desenvolvido para trabalhar para todos os comprimentos de onda no espectro visual da luz, do vermelho ao violeta, poderia mudar radicalmente o design das câmeras. O material também pode ser mais barato de fazer do que uma lente de vidro tradicional.

 

Zhujun Shi, estudante de doutorado no laboratório do professor Carpasso e coautor da pesquisa publicada na revista Nano Letters, disse: “Esta plataforma é baseada em litografia de um único passo e é compatível com a técnica de produção de alto rendimento.

 

O Escritório de Desenvolvimento Tecnológico de Harvard pediu as patentes de uma gama de tecnologias de lentes planas e está trabalhando com a equipe de pesquisa do Professor Carpasso para comercializar a tecnologia por meio de uma startup.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência