Profissionais do luto: mulheres em Gana são contratadas para chorar em funerais

de Merelyn Cerqueira 0

Não são todas as pessoas que conseguem chorar livre e copiosamente durante um funeral, embora este seja um estágio muito comum do luto.

Em Gana, por exemplo, chorar é uma parte importante de um evento fúnebre, uma vez que indica a “posição social do falecido” e o quanto era amado por seus amigos, familiares e comunidade.

Por isso, não é difícil imaginar que alguns ganeses estejam dispostos a pagar pessoas para chorarem em nome de seus falecidos.

Estas são chamadas profissionais do luto, que nada mais são do que pessoas comuns, como Ami Dokli, uma das líderes de uma das várias equipes, que são contratadas apenas por sua habilidade de lamento.

Dokli lidera uma equipe composta apenas por mulheres viúvas que, após passarem pela experiência da perda, decidiram se unir para ajudar os outros a darem a seus entes queridos uma despedida apropriada.

No entanto, chorar por estranhos não é exatamente uma tarefa fácil e, portanto, cobram uma taxa pelo serviço, cujo valor está diretamente relacionado ao tamanho do funeral. Sendo assim, quanto maior o evento, mais caras são as lágrimas.

Entretanto, o luto profissional é apenas uma pequena parte da extravagância associada aos funerais ganeses. Geralmente, gasta-se em um evento fúnebre o mesmo que é investido em um casamento.

Em entrevista à CNN, um planejador de funeral disse que em média, o valor tende a chegar a 20 mil dólares. E, porque são considerados grandes eventos sociais, são precedidos por cartazes gigantes, caixões artísticos e por vezes até mesmo dançarinos.

Segundo Madame Awo Yaadonkoh, líder da Kumasi Funeral Criers Association, a principal razão pela qual os profissionais do luto são contratados é que, devido ao modo que choram e gritam, conseguem a simpatia das pessoas que se tornam mais generosas na hora de doar dinheiro para as famílias enlutadas.

Ela afirmou ainda que, por vezes, o próprio falecido, antes da morte, deixa em testamento a sua vontade de contar com a presença de tais profissionais em seu enterro.

Curiosamente, o cliente pode escolher o estilo de choro a ser usado no funeral; estes incluem: chorar com estilo, lamentos profundos e gritos, chorar e rolar no chão, chorar e andar pelo ao redor da cova, choro altamente emocional, choro básico, choro e vômito e o chamado “choro de esquilo” (uma forma de choro alto com soluço).

Fonte: Oddity Central Fotos: Reprodução / Oddity Central 

Jornal Ciência