Problemas com insônia? Almofada robótica pode ajudar

de Gustavo Teixera 0

A cura mais recente para a insônia vem em formato de um robô que você pode usar como travesseiro. Somnox, o travesseiro robô em formato de amendoim mede sua taxa de respiração e, em seguida, cria seu próprio ritmo de respiração constante em resposta.

 

Seu corpo automaticamente entra no ritmo, ajudando você a relaxar e ter uma noite de sono pacífica. Somnox é como onda cerebral criada por um grupo de estudantes de robótica e engenharia da Universidade Técnica de Delft, nos Países Baixos.O dispositivo ainda é um protótipo, mas os engenheiros por trás de sua criação esperam obter financiamento suficiente para levá-lo ao mercado.

somnox_02

O travesseiro reúne informações usando vários sensores de alta sensibilidade. Estes dados podem ser usados ​​para determinar se você está acordado ou em sono profundo.O algoritmo de inteligência artificial do dispositivo pode então interpretar esses dados para criar um “tratamento” sob medida. Somnox registra o seu estado de sono e ajusta o seu ritmo respiratório a um estado de paz. Então fornece uma simulação de respiração, baseada em seu próprio comportamento de respiração durante a noite.

 

De acordo com um estudo, um em cada três adultos não dorme o suficiente. O National Health Service (NHS), o serviço de saúde britânico recomenda que a maioria dos adultos tenha oito horas de sono por noite. Mas o ritmo agitado da vida moderna e as preocupações deixam algumas pessoas deitadas, porém acordadas.

somnox_03

A equipe por trás Somnox espera que o dispositivo ajude seus usuários a terem melhores e mais longas noites de descanso. Os quatro alunos que estão por trás do projeto são o designer industrial Julian Jagtenberg, o engenheiro de software Job Engel, o engenheiro mecânico Stijn Antonisse e o engenheiro elétrico e de software Wouter Kooyman van Guldener.

 

Especialistas em sono ajudaram a desenvolver Somnox. Vários estudos têm demonstrado que a respiração é um dos fatores mais importantes para uma boa noite de sono. Um ritmo respiratório lento pode induzir uma pessoa a dormir em minutos. Sua frequência cardíaca diminui e você ficará relaxado em um tempo mínimo”, disse o grupo de pesquisadores.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência