Possível barco-túmulo associado aos Vikings é encontrado na Noruega

de Merelyn Cerqueira 0

Arqueólogos do Instituto Norueguês para Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU) revelaram ter encontrado na Noruega, em depósitos naturais, um barco-túmulo associado ao período Viking.

Escavações revelaram que apesar de não estar completamente intacto, pregos e parafusos indicavam que ele havia sido enterrado ali. Os restos do barco indicam que ele tinha pelo menos 4 metros de comprimento e estava repleto de ossos.

Embora os arqueólogos tenham certeza de que se tratavam de ossos humanos, ainda farão testes de DNA para confirmar e oficializar a descoberta. As informações são da NIKU.no.

barco-túmulo-vikings_1

Outros achados incluem uma pequena folha de bronze, que estava próximo a um dos ossos, bem como prováveis itens pessoais dos mortos.

“Num poço cavado no meio do barco encontramos um pedaço de colher e parte de uma chave de baú”, disse o arqueólogo Ian Reed. “Se isso é do túmulo, provavelmente pode ser datado entre o sétimo e décimo século”.

barco-túmulo-vikings_2

De acordo com o arqueólogo Knut Paasche, também do NIKU, é possível que o barco tenha sido enterrado no chão para ser usado como caixão para os mortos. Segundo ele, barcos-túmulos não são considerados incomuns na Noruega.

No entanto, esta é a primeira vez que um é encontrado em uma região tão central da cidade, o que sugere que pode ser ainda mais antigo do que o previsto.

barco-túmulo-vikings_3

“Este se refere a um Trondheim mais antigo que a cidade medieval”, disse Paasche. “Outros assentamentos Viking, como Birka, Gokstad ou Kaupang possuem seus barcos-túmulos mais próximos de centros comerciais”, salientou.

barco-túmulo-vikings_4

Paasche afirmou ainda que o barco é semelhante a um veleiro de tamanho médio, semelhante aos modelos “Nike Viking”.

É possível que ele tenha sido criado no Período Viking, entre os séculos VII e X, quando os Vikings começaram a sair da Escandinávia em direção à Grã-Bretanha, Normandia, Islândia e Groenlândia.   

Fonte: Niku Fotos: Reprodução / Niku

Jornal Ciência