Por que você não deve dormir próximo ao seu celular?

de Merelyn Cerqueira 0

Smartphones e computadores podem ser extremamente úteis. Eles funcionam como meio de comunicação, trabalho, documentação e uma série de coisas mais divertidas. Logo, algumas pessoas os têm como um verdadeiro membro do corpo, e são incapazes de se separar deles – até mesmo na hora de dormir. No entanto, isso é exatamente o que você nunca deveria fazer com um smartphone, de acordo com informações da Gizmodo.

Um incidente recente envolvendo um iPhone 7 e uma australiana chamada Melanie Tan Pelaez, exemplifica o tema. Ela relatou ter acordado com queimaduras dolorosas de segundo grau em seu braço, mas até então não sabia o motivo. Posteriormente, quando procurou ajuda médica, descobriu a razão. “Nós analisamos as marcas em meu braço e comparamos com o celular e o carregador”, disse ela entrevista ao News.com.au.

dormir-celular_3

A Apple afirmou ter tentado entrar em contato com a mulher para investigar o incidente, conforme reportou o site de notícias australiano, no entanto, disse que não forneceria mais informações sobre o caso. Ainda que pareça improvável, este é um cenário possível, uma vez que recentemente um modelo específico da Samsung (Note 7) foi envolvido em vários casos de explosões.

dormir-celular_2

Incidentes como o de Pelaez, muitas das vezes, são resultados de negligência no momento em que o aparelho está sendo carregado.

Um gadget é projetado para liberar o excesso de calor quando superaquece, se algo o impede de fazer isso, o calor em questão é transferido para um objeto próximo – no caso, o braço da australiana.

Já para o caso dos aparelhos da Samsung, o problema não estava relacionado à ação do usuário, mas sim a baterias defeituosas.

Contudo, além de representar riscos pela explosão, dormir com celular também pode reduzir a qualidade do sono, em razão da luz que irradia da tela – algo que nem mesmo a redução da resolução ou brilho ajudará. Então, experimente deixá-lo com a tela virada para baixo e distante de seu corpo na hora de dormir.

Fonte: Gizmodo Fotos: Reprodução / Gizmodo

Jornal Ciência