Por que os genitais das estátuas gregas são tão pequenos?

de Merelyn Cerqueira 0

Você certamente já deve ter reparado que as estátuas criadas durante a Grécia Antiga são um pouco modestas em relação a genitália masculina.

As representações da época, como o famoso Davi de Michelangelo, por exemplo, exibem homens de pênis pequenos e a única pergunta que fica é: Por quê?

Basicamente, tudo está associado as características anatômicas consideradas ideais à época, segundo o professor e historiador Andrew Lear, de Harvard.

Logo, embora mostrassem homens de corpos torneados e aparência máscula, o genital era de fato reduzido. Estes, segundo Lear, representavam o tamanho ideal associado ao “macho-alfa”.

Os gregos antigos acreditavam que um genital pequeno e flácido representaria melhor os heróis, deuses e atletas, enquanto que os maiores cairiam bem às criaturas míticas e homens com vícios e doenças.

“O homem grego ideal era racional, intelectual e autoritário”, explicou. “Ele podia ser sexualmente ativo, mas isto não se relacionava com o tamanho do seu genital”.

Segundo o professor, a ideia de que a masculinidade está fortemente relacionada ao tamanho do órgão sexual é completamente contemporânea. No passado, sobretudo na Grécia Antiga, o homem ideal não era considerado com base na satisfação sexual e tampouco ao exibicionismo de seu genital.

Portanto, as estátuas gregas masculinas são feitas de maneira modesta para cumprir os critérios estético da arte da época. Em suma, a representação de um genital de dimensões normais não era considerada algo elegante, mas sim desprezível.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Flickr

Jornal Ciência