Por que os assentos de ônibus possuem estampas coloridas e chamativas?

de Merelyn Cerqueira 0

Se você está acostumado a fazer uso de transporte público, certamente já deve ter notado que os assentos dos ônibus possuem um certo padrão.

São estampas coloridas e bem chamativas que você deve imaginar terem sido escolhidas por puro desleixo ou falta de criatividade da empresa. No entanto, as estampas coloridas e chamativas possuem um único e simples objetivo: esconder a sujeira do banco.

Todos os dias, milhares de pessoas utilizaram o transporte público e, consequentemente, o assento desses ônibus. Sendo assim, a estratégia pensada para esconder a sujeira foi colorir os estofados. O que pode gerar uma certa economia para as empresas de ônibus por não precisarem gastar muito esforço e produtos de limpeza para deixar o ônibus com aquela aparência limpa pela manhã. Isso porque as higienizações externa e interna são feitas diariamente, porém parcialmente.

No entanto, o correto seria que todas as empresas fizessem a limpeza completa dos bancos, além de vidros (que muitas das vezes ficam com marcas de suor), painéis, canto e, principalmente, das barras em que os passageiros seguram.

Em um vídeo polonês com mais de 6 milhões de visualizações, uma pessoa bate no banco e mostra a quantidade de sujeira escondida em um dos ônibus da frota e aconselha que os passageiros pensem duas vezes antes de viajar sentados.

 

 

Foto: Reprodução / Internet

Jornal Ciência