Por que mulheres têm cólicas menstruais?

de Julia Moretto 0

A experiência do período menstrual varia entre as mulheres. Eles podem ser leves e completamente indolores ou completamente debilitantes. A maioria das mulheres sofre de cólicas por um a dois dias durante o período, e infelizmente, isso é normal!

 

Adolescentes também são mais propensas a sofrer de ciclos mais dolorosos em comparação com mulheres adultas, especialmente as que têm filhos. Mas as dores na adolescência geralmente melhoram ao longo do tempo. No entanto, há algumas mulheres que sofrem com fortes dores, precisando de licença do trabalho ou da escola. A dor nesse nível não é normal e precisa ser investigada.

 

Por que a menstruação causa dor?

A menstruação é o derramamento do endométrio, o revestimento do útero. Todo mês, o útero se prepara para a gravidez, fazendo um forro espesso que tem um suprimento de sangue, aguardando a implantação de um embrião. Quando a gravidez não ocorre, o corpo produz uma menstruação, o subproduto do endométrio. Durante este tempo, os vasos sanguíneos se dilatam, o revestimento vai para fora da parede uterina e os músculos uterinos expulsam sangue e tecidos.

 

Durante essas ligeiras contrações, é comum que as mulheres sintam uma sensação de abaulamento abdominal, conforme os produtos de sangue são expelidos do colo do útero antes que ele faça chegue na vagina. As contrações são desencadeadas por hormônios produzidos pelo corpo chamados prostaglandinas, que são a principal fonte de dor pélvica associada com a menstruação. Níveis mais elevados de prostaglandinas são associados com cólicas menstruais mais graves. Geralmente as dores são mais fortes nos primeiros dois dias.

 

A dor durante a menstruação é chamada de dismenorreia, e há dois tipos: primária e secundária. Dismenorreia primária refere-se à dor que começa logo após as meninas começarem a menstruar. Ela tende a ficar melhor conforme a adolescente vai ficando mais velha. A causa desta dor não é conhecida, mas as flutuações hormonais podem estar envolvidas.

 

Os principais medicamentos utilizados para tratar a dor são os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), tais como ibuprofeno ou naproxeno. Eles funcionam bloqueando a ação das prostaglandinas. Dismenorreia secundária geralmente refere-se à dor do período resultante de uma doença médica no sistema reprodutivo. Em vez de melhorar com o tempo, ela piora. Isso pode ser devido a várias condições, a mais comum é a endometriose.

 

O que é a endometriose?

A endometriose é uma condição em que um tecido semelhante ao revestimento do endométrio cresce fora do útero. Pode crescer nos ovários, intestino e em alguns casos raros, fora da pelve, como nos pulmões. Os hormônios causam sangramento nesses locais de tecido endometrial implantado, causando dor. A endometriose geralmente faz com que a dor comece mais cedo e dure mais do que o que é comumente experimentada. Às vezes, a dor não desaparece quando a menstruação termina.

 

As mulheres com endometriose descrevem dor no momento da ovulação ou durante o sexo. Outro problema associado à endometriose é a infertilidade. É uma condição comum que afeta 16% a 61% das mulheres em idade reprodutiva. Estima-se que 100 milhões de mulheres em todo o mundo sofram de endometriose.

 

As próprias mulheres podem não estar cientes da endometriose ou simplesmente pensarem que sua dor é normal. Meninas e mulheres afetadas enfrentam impactos negativos em sua educação ou carreiras. Pode haver produtividade reduzida no trabalho ou estudo como resultado da dor e desconforto causado pela endometriose. O tratamento inclui comprimidos hormonais, como pílula contraceptiva oral. O implante de progesterona ou dispositivo intrauterino também são úteis para a redução da dor. Mas esses tratamentos não funcionam para todas. 

Como posso saber se tenho endometriose?

O diagnóstico de endometriose só pode ser feito durante uma cirurgia. Se o tecido é visto cirurgicamente e removido, as mulheres muitas vezes têm uma melhoria em seus sintomas. Mas os sintomas podem retornar. Embora não seja uma doença mortal, a perturbação que ela causa é angustiante. Um estudo encontrou um atraso médio de quase quatro anos para mulheres com endometriose procurarem ajuda médica. Este atraso traz muita ansiedade e angústia sobre a incerteza de sua própria condição e como ela pode ser resolvido.

 

Muitas mulheres são informadas de que a dor é normal, mas na cirurgia de fechadura, algumas realmente apresentam endometriose. No entanto, tomar uma decisão para prosseguir a cirurgia é difícil, pois isso traz riscos, como bexiga, intestino e lesões vasculares, bem como riscos anestésicos. Há uma série de condições diferentes que contribui para a dor. Dor nos intestinos, bexiga, músculos e ossos (incluindo quadril e costas) também colaboram para o quadro. Existem também condições que causam dor dos nervos na pelve e nas costas. Condições psicológicas também podem ser responsáveis ou contribuir para a dor pélvica e menstrual.

 

Artigo publicado originalmente no The Conversation.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Pexels

Jornal Ciência