Por que Michel Temer sempre está “perdendo a voz” quando vai fazer um discurso?

de Merelyn Cerqueira 0

Recentemente, no discurso de posse dos novos ministros nomeados após o afastamento de Dilma Rousseff, o presidente interino Michel Temer, viralizou na internet após perder a voz no momento em que falava.

O fato ganhou proporções ainda maiores por ter acontecido em uma sexta-feira 13, e a voz dele ter atingindo um tom considerado pelos internautas como “esquisito”. Dessa forma, segundo especialistas, o ato de perder a voz em público pode estar associado a fatores como, a falta de segurança em um discurso, ansiedade e até mesmo pelo medo de ser ridicularizado pelo público.

Segundo o professor de expressão verbal, palestrante e escritor, Reinaldo Polito, disse em uma entrevista para o portal UOL, a falta de conhecimento sobre determinados assuntos, ordenação didática do pensamento e a falta de prática e autoconhecimento, podem estar a associadas a esse ato. Além disso, alguém que está sendo vítima de chacota e teme a zombaria pode criar esse bloqueio na hora de falar, por puro medo de ser ridicularizado em público.

A insegurança com a aparência física também é um fator, o que acaba intimidando essas pessoas. Logo, a ansiedade também é responsável por isso, pois a pressão e responsabilidade pelo que será dito poderá desencadear essa reação – o que gera bloqueios psicológicos.

Contudo, há de se considerar uma outra hipótese. O cigarro também está associado as alterações na voz. O acúmulo de muco bastante denso provocado pelo alcatrão e componentes tóxicos do cigarro ou inflamações nas cordas vocais são também responsáveis pela rouquidão. Nesse cenário, o presidente interino, se for fumante ou ex-fumante, poderia estar sofrendo algum processo inflamatório em suas pregas vocais.

[ Uol ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência