Por que ficamos mais esquecidos com a idade? Saiba o que você pode fazer para reverter isso!

de Gustavo Teixera 0

Como é que somos capazes de lembrar alguns eventos em grande detalhe, enquanto outros parecem desaparecer ao longo do tempo?

Um aspecto importante da formação e retenção de memória são as associações que construímos entre as informações que mais tarde tentamos lembrar – e outros detalhes, como quando e onde o evento ocorreu, quem estava lá, ou os sentimentos da época. Esses detalhes não só nos ajudam a buscar a memória, mas também permitem a viagem mental ao tempo em que ela foi formada, de modo que sentimos como se pudéssemos reviver uma experiência em nossas mentes.

O método mais provável para ajudar é simplesmente praticar mais exercício físico, particularmente aeróbicos, que usam o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Os benefícios do exercício não são somente para a saúde física, mas também para a sua saúde mental e habilidades importantes no treinamento do cérebro.

Isso não significa que deve ser um exercício extenuante como correr maratonas, mas algo simples como uma caminhada comum, ou qualquer coisa que faça seu coração bombear mais sangue e seu corpo transpirar. Isso tem grandes benefícios para o seu desempenho de memória.  Uma pesquisa indicou que as áreas do cérebro – como o hipocampo – que são importantes para a memória mostram aumento de volume como resultado do exercício aeróbio. Portanto, o melhor conselho para melhorar sua memória é usar fazer meia hora de uma boa caminhada.

Os cientistas referem-se a esta experiência como recolhimento, e alguns a distinguem da familiaridade, que se refere ao sentimento geral de que experimentamos algo antes, mas não somos capazes de detalhar especificamente o evento. Por exemplo, você vê alguém no supermercado ou no transporte público que instantaneamente parece muito familiar, mas você não se lembra de quem ele é. A experiência de familiaridade é muito rápida. Você pode rapidamente detectar que você conhece a pessoa, mas tem dificuldade para lembrar os detalhes de que ela é. Este é um exemplo de como os processos diferem em nível subjetivo, o que é chamado de fenomenológico.

O que acontece no cérebro

Além das diferenças comportamentais e fenomenológicas que fazem a familiaridade versus a lembrança de um rosto parecerem distintas entre si, a pesquisa também indicou que diferentes áreas do cérebro disfarçam os fenômenos. O hipocampo, dentro dos lobos temporais medianos do cérebro, está fortemente envolvido na formação das associações que ajudam a dar origem ao recolhimento, enquanto que os cortex perirrinal e entorrinal próximos parecem ser mais importantes para a familiaridade.

A pesquisa mostrou que a capacidade de recuperar detalhes de um evento e a experiência fenomenológica de recolhimento diminuem quando as pessoas envelhecem, enquanto a familiaridade permanece relativamente a mesma, independentemente da idade. Estudos também mostraram que a integridade estrutural do hipocampo diminui com o aumento da idade, enquanto que o córtex entorrinal apresentou alterações mínimas de volume.

Em outras palavras, áreas do cérebro como o hipocampo que são importantes para a recolher dados tendem a diminuir em volume, enquanto que as áreas que suportam a familiaridade permanecem mais intactas à medida que as pessoas envelhecem. Os cientistas também sabem que a memória não funciona como um gravador de fita perfeito: muitas vezes não só esquecemos a informação, mas também a não lembramos, mesmo que sentimos que nos lembramos de uma experiência vividamente e com precisão.

Os adultos mais velhos ficam cada vez mais incapazes de recuperar detalhes específicos de um evento e isso significa que eles poderiam ser mais suscetíveis a experimentar uma memória falsa. 

Como impedir que isso aconteça?

Então, o que pode ser feito para dissuadir ou reverter essas mudanças na idade avançada? Embora não haja nenhuma pílula mágica ou superalimento que possa nos proteger, a pesquisa sugere uma série de estratégias que podem ajudar a melhorar alguns dos impactos mais difíceis do envelhecimento em nossas memórias. Uma solução popular sugerida é fazer o maior número de palavras cruzadas e sudoku possível. É uma ideia perfeitamente intuitiva: se pensarmos no cérebro como um músculo, devemos exercitar esse músculo para mantê-lo afiado e ajustado. No entanto, até agora existem poucas evidências para sustentar essa hipótese.

Na melhor das hipóteses, você pode ficar muito bom em fazer palavras cruzadas e sudoku, mas a transferência dessas habilidades para outros tipos de habilidades que estão mais longe – como ser mais capaz de raciocinar de forma abstrata ou lembrar mais informações – é menos sustentada pela pesquisa. Então, você deve certamente continuar fazendo palavras cruzadas se você gostar de fazê-las. É muito bom treinar o cérebro, mas isso pode não ajudar a afastar a diminuição cognitiva ou a perda gradual de memória.

[ IFL Science ] [ Foto: Reprodução / Daily Mail

Jornal Ciência