Por que ferraduras são consideradas amuletos da sorte?

de Julia Moretto 0

Amuletos são objetos considerados trazer sorte e proteção. Poderes e virtudes que protegem dos males são atribuídos supersticiosamente a eles. Essa ideia tem muitos anos e cada objeto tem seu significado.

As ferraduras são um exemplo de amuleto da sorte. Embora cada um acredite em uma maneira de usar, não se sabe qual é a correta. O símbolo tem presença na cultura global. Ele ficou popular há séculos, quando as ferraduras eram usadas para afastar os goblins maus, criaturas do folclore nórdico, comparadas com duendes.

sorte_01

De acordo com o folclore antigo, o mundo das “fadas” existiu no período da Idade da Pedra, no que hoje compreende ao norte da Europa e as Ilhas Britânicas. Por volta de 400 a.C., quando as tribos celtas começaram a invadir essas terras, as fadas se camuflavam de verde e se escondiam na floresta, numa tentativa parecida com a dos duendes atuais.

Os colonos relatavam as histórias do povo misterioso que vivia nas florestas, conhecidos como “elfos” e “goblins”, ou até mesmo duendes. A lenda diz que esses duendes infernizavam a vida dos colonos com magias para impedir as vacas de dar leite e as galinhas de dar ovos. Além disso, eles causavam infertilidade em casais. Já as fadas eram responsáveis por raptar os bebês.

Dizem que os goblins primitivos tinham medo das armas de metal dos humanos e, portanto, temiam o ferro. Para afastar fadas e duendes, os colonos penduravam ferraduras nas portas de casa. Segundo especialistas, as ferraduras eram duplamente assustadoras para os duendes porque além de conter ferro, pareciam o deus celta da lua crescente.

O emblema é considerado amuleto da sorte até hoje, porém a forma correta de posicionar o objeto é debatida. Para alguns, manter a peça com as duas pontas apontando para cima dá sorte, enquanto para outras pessoas, as duas extremidades devem apontar para baixo para que a sorte chegue.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay / Flickr ]

Jornal Ciência