Por que essa mulher tem 3 dedos “nascendo” em seu braço?

de Gustavo Teixera 0

Uma mulher sofreu um grave acidente industrial e teve os seus dedos amputados pelos médicos. Mas ao invés de descartarem as partes amputadas, eles costuraram os dedos no antebraço da mulher, para garantir que eles continuariam a obter um suprimento de sangue para quando fossem recolocados na mão danificada.

A mulher teve ficar cerca de 8 meses com os 3 dedos enxertados no braço, enquanto a mão que foi danificada no acidente pudesse se recuperar. Após esse período, cirurgiões do St. James Hospital em Leeds, no Reino Unido, realizaram a cirurgia que reinseriu os dedos na mão atingida em uma operação de 12 horas.

Eles também construíram um polegar de um dos dedos da mulher. Os dedos foram retirados do antebraço esquerdo e depois refrigerados. Eles então foram equipados com tendões de plástico. Os dedos foram conectados a uma artéria no pulso direito através de uma seção da artéria do antebraço esquerdo. Embora seja cedo demais para dizer quão bem-sucedida foi a cirurgia, os médicos esperam que a mulher possa ser capaz de levantar os dedos e usá-los normalmente.

Segundo a mulher, ela ficaria feliz se pudesse fazer o almoço de domingo. Ela também ficou muito grata aos médicos que realizaram a delicada cirurgia: “É estranho, mas eu estou grata por eles decidirem experimentar em mim. Agora tenho uma segunda chance, e talvez ajude alguém que tenha um acidente semelhante”, disse a mulher que não quis se identificar.

Simon Kay, consultor e cirurgião plástico de mãos, responsável pela operação disse: “Quando examinamos pela primeira vez a mão da paciente, descobrimos que a seção média estava completamente destruída. […] No entanto, os dedos estavam intactos, então salvamos três e juntamos ao suprimento de sangue através de uma artéria do antebraço esquerdo. Embora o conceito seja muito simples, é um desafio técnico colocar todas as peças do quebra-cabeça juntas”.

Ao longo dos últimos oito meses, a paciente passou por uma série de procedimentos para melhorar a aparência da mão operada. Ela também passou por fisioterapia diária para manter dedos e articulações flexíveis, prontos para a operação.

Essa é sem dúvidas uma situação extremamente inusitada em que os médicos foram muito habilidosos e conseguiram contornar a situação de maneira eficaz.

[ BBC ] [ Foto: Reprodução / BBC ]

Jornal Ciência