Por que a luz solar escurece a pele, mas clareia o cabelo?

de Julia Moretto 0

Toda vez que tomamos sol, a radiação ultravioleta (UV) ameaça a saúde da nossa pele e nosso cabelo. Ela tem a capacidade de danificar o DNA das células e provocar mutações prejudiciais. Para se proteger dela, evitando que os tecidos da pele absorvam os raios destrutivos, um pigmento – produzido por algumas células chamadas melanócitos -, é renovado e aumenta de concentração, provocando o escurecimento da pele.

A sua capacidade de se defender dos raios UV pode ser insuficiente se a exposição for muito prolongada. O protetor solar ajuda você a se bronzear com mais segurança, já que previne o envelhecimento e o desenvolvimento de câncer de pele.

Enquanto isso, nosso cabelo é composto por células mortas que, se receberem muita luz solar, acabam perdendo melanina e se descolorindo.

Quando a produção de melanina não funciona corretamente, alguns fenômenos podem ocorrer, como por exemplo o albinismo (ausência total de pigmentação na pele e cabelo), o vitiligo (perda parcial de pigmentação em forma de manchas brancas). Também existe o melasma, pigmentação excessiva relativamente comum em mulheres grávidas.

[ Muy Interesante ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência