Por quanto tempo as drogas permanecem no corpo?

de Merelyn Cerqueira 0

São muitos os especialistas que concordam que o consumo de drogas não deve ser considerado uma ofensa punível, afinal: “seu corpo, suas decisões”. No entanto, não é todo mundo que concorda e, portanto, estão sempre dispostos a submeter seus subordinados a testes toxicológicos regulares.

Este pode ser feito por meio de exames de sangue, urina e até mesmo fio de cabelo. Análises laboratoriais pode ser muito útil, especialmente quando se busca investigar delitos envolvendo atividades esportivas. 

As drogas levam alguns dias para serem eliminadas de nosso organismo e envolve muita ação química e biológica antes que você possa oferecer uma amostra negativa para o uso. Quando as drogas são absorvidas pela corrente sanguínea – o que pode ocorrer através dos pulmões, trato digestivo ou com a ajuda de uma seringa – a única maneira de retirá-las é via urina, fezes ou transpiração.

Dependendo do que foi usado, algumas substâncias podem passar direto pelo corpo de forma relativamente rápida, saindo através do cocô. Eventualmente, o restante dela será liberado por meio da urina e suor.

No entanto, antes que isso aconteça, as drogas precisam ser metabolizadas em moléculas solúveis em água, transformando-se em diversos metabólitos. Este processo ocorre em grande parte no fígado, onde existem catalisadores como as enzimas do citocromo P450 que ajudam com a oxidação das drogas.

Normalmente, esses metabólitos também são ionizados, a fim de assegurar que, quando o fígado estiver pronto, poderão ser “trabalhados”. Nesse ponto, os efeitos agudos de qualquer droga terão desaparecido, enquanto que, os metabólitos solúveis no sistema de um usuário, se dissolverão no sangue, antes de serem filtrados pelos rins e eliminados na urina.

Esse processo, que pode demorar um pouco, podendo dar aos testes toxicológicos uma chance de pegar pessoas que ainda estejam com os metabólitos na urina e sangue – pois as análises já sabem quais são os metabólitos que devem ser investigados e a qual droga aquele “resíduo” pertence.

Algumas drogas são eliminadas mais rapidamente do corpo do que outras

Os fármacos precisam ser convertidos em metabólitos solúveis antes de serem excretados, e a velocidade com que isso pode ocorrer depende, em grande parte, do tipo de metabólitos que são criados e da concentração deles.

O LSD, por exemplo, é tipicamente tomado em doses pequenas, algo entre 100 a 200 microgramas, o que significa que apenas pequenas quantidades de metabólitos são detectáveis ​​no sistema de um usuário.

Além disso, a maioria dos metabólitos do LSD tendem a sair do corpo muito rapidamente. O 2-oxo-3-hidroxi LSD, por exemplo, que é o principal deles, é completamente indetectável via corrente sanguínea, de modo que só pode ser observado em quantidades muito pequenas na urina, e apenas por alguns dias. Os testes toxicológicos mais usados procuram por metabólitos de drogas no sangue, urina e cabelos, que curiosamente também são contaminados à medida que o sangue passa sobre o folículo.

Mas então, quanto tempo cada droga fica no sistema?

Embora seja difícil determinar datas com exatidão, uma vez que sempre haverá influência da taxa de metabolismo de cada corpo, normalmente, o tempo que leva para cada uma das drogas saírem do organismo é:

Maconha: 7 a 30 dias na urina; 90 dias no cabelo; 14 dias no sangue.

Cocaína: 3 a 4 dias na urina; 90 dias no cabelo; um dia ou dois no sangue.

Heroína: 3 a 4 dias na urina; 90 dias no cabelo; cerca de meio dia no sangue.

LSD: até 3 dias na urina; 3 dias no cabelo; menos de cinco horas no sangue.

MDMA (ecstasy): 3 a 4 dias na urina; 90 dias no cabelo; um dia ou dois em sangue.

Metanfetamina: 3 a 6 dias na urina; 90 dias no cabelo; até três dias no sangue.

Fonte(s): IFLScience Imagens: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência