Polícia na República Tcheca desmonta comércio ilegal e fecha matadouro de tigres usados como “cura” na Ásia

de Merelyn Cerqueira 0

Uma operação denominada Troféu, feita pela polícia da República Tcheca, expôs e desmontou uma rede criminosa que vendia partes de tigres para o uso de medicamentos tradicionais na Ásia.

Após cinco anos de investigação, foi descoberta uma instalação em Praga onde os animais eram mortos e processados para a venda no mercado ilegal de medicamentos, segundo informações da IFLScience.

Foram encontrados na instalação, pele, carne, ossos e corpos inteiros de tigres, incluindo um recentemente morto com um tiro no pescoço.

Desde 2013, diversas partes de tigres foram apreendidas pelas autoridades da República Tcheca, incluindo ossos, dentes, garras e até mesmo bigodes.

Embora o país soe como um local improvável para esse tipo de comércio ilegal, é fato que ele abriga uma grande população vietnamita, o que criou uma demanda e laços entre comerciantes e traficantes na Ásia.

No Vietnã, o produto de tigre mais comum é um remédio feito a base do osso do animal, que a população, lamentavelmente, acredita ajudar na cura de problemas articulares, como a artrite.

Em 2007, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES) declarou que os tigres não deveriam ser criados para tal finalidade, afirmando que esse tipo de atividade deveria ser descontinuado.

No entanto, graças ao imenso valor dos produtos de tigre, ainda não foi possível extinguir tal mercado.

Na República Tcheca, os tigres podem, tecnicamente, serem criados em zoológicos, circos e shows.

Em 2015, após confiscar diversas partes dos animais mortos, as autoridades decidiram inspecionar todos os espécimes vivos mantidos no país.

Eles encontraram 174 tigres alojados principalmente em instalações privadas e muitas inconsistências em documentos relatando as mortes e transferência desses animais.

O Operação Troféu envolveu 175 funcionários da alfândega, 40 policiais, 6 inspetores, 2 veterinários e um especialista em assistência social.

A equipe localizou uma instalação de criadores destinada a abrigar 44 tigres e 80 leões. No entanto, 16 desses tigres registrados estavam desaparecidos.

Garras de tigre e peles, incluindo de urso, e uma grande quantidade de dinheiro foram encontradas na propriedade.

As condições em que os animais eram mantidos foram descritas como “em forte contraste com os requisitos básicos para manter os tigres”, de acordo com um relatório da CITES.

“Havia muitos corpos de animais em diferentes estágios de decomposição, alguns dos quais foram armazenados em freezers, mas as carcaças em decomposição foram espalhadas pelo terreno ou foram armazenadas em diferentes tipos de navios”, descreveu relatório. “O cheiro terrível tornou a operação mais difícil”.

A operação conseguiu identificar os supostos envolvidos, incluindo Le Xuan Vu, um comerciante vietnamita, o criador especialista em grandes felinos Ludvik Berousek e um entusiasta de caça chamado Milos Hrozinek.

Os três homens foram acusados. Enquanto Hrozinek ainda está sob custódia, os outros dois saíram sob fiança.

Fonte: IFL Science Fotos: Reprodução / IFL Science

Jornal Ciência