Podemos comer um alimento depois de tirar seu bolor?

de Merelyn Cerqueira 0

Você já deve ter passado pelo incômodo momento de encontrar um pão e descobrir que partes dele estão mofadas, e isso ainda piora se nesse momento você estiver com muita fome.

Há de se admitir que, em certo momento, você deve ter considerado remover o bolor e comer o resto, e se o fez, certamente ficou preocupado com as consequências. Mas será que isso faz realmente mal à saúde? 

De acordo com a bióloga Karlla Patricia, do Diário de Biologia, esta é apenas “a ponta do iceberg”. Alguns bolores podem causar fortes reações alérgicas, incluído problemas respiratórios.

Como existem variedades, algumas espécies podem produzir substâncias tóxicas, chamadas de micotoxinas, em suas raízes.

pao_mofado_1

O bolor, na verdade, é um fungo composto em três partes. Os filamentos de raiz, chamados de hifa e que penetram os alimentos; o caule, visto na superfície; e os esporos, localizados na ponta do caule. Logo, se o caule estiver visível, significa que as hifas já conseguiram atingir todo o alimento. Assim, é ideal que você não coma o item atingido.  

 pao_mofado_2

De acordo com a bióloga, torrar o pão, por exemplo, pode até matar o fungo, mas, pode não inativar a presença das micotoxinas, que são resistentes ao calor.

O bolor que vimos surge com aparências diferentes, na maioria das vezes como “pontinhos” verdes e de aparência aveludada. Pode atingir desde as frutas e pães até alimentos conservados em geladeira.

No entanto, a boa notícia é que nem todos os bolores são maléficos. Os encontrados nos queijos gorgonzola e roquefort são muito apreciados na culinária.

Além disso, um tipo comum de bolor de pão ajudou em uma importante descoberta médica: a penicilina.

De outra forma, eles têm um papel fundamental na decomposição do lixo orgânico, sendo essenciais para a natureza.

Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência