Pode salvar sua vida: 5 dicas para checar suas pintas e identificar sinais de câncer de pele

de Merelyn Cerqueira 0

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, o câncer de pele é a forma mais comum de câncer nos EUA.

Estima-se que cerca de 20% da população norte-americana desenvolverá o problema em algum momento da vida, se a tendência atual continuar.

Embora nem todos sejam mortais, o melanoma é ainda o mais perigoso – e o terceiro mais comum. Ele é fatal se não for encontrado cedo, e infelizmente os casos continuam aumentando.

 A Sociedade Americana do Câncer estima que nos EUA, ainda este ano, cerca de 87.110 novos casos de melanoma serão diagnosticados. Destes, 9.730 pessoas deverão morrer da doença.

Embora o melanoma seja tratável, ele requer um diagnóstico precoce. Geralmente, ele fornece um sinal revelador, como uma pinta ou sinal. Logo, embora seja extremamente necessário procurar um médico, existe uma maneira fácil de avaliar esses sinais, de acordo com a instrutora clínica de dermatologia, Amy Derick, da Universidade Northwestern. Ela considerou algumas diretrizes comuns, que serão identificadas aqui como: ABCDE.

Conheça seus ABCDEs

A: Significa assimetria. Se a metade de uma determinada pinta for diferente da outra, pode ser um sinal de câncer.

B: Significa bordas irregulares. Limites irregulares, mal definidos ou desfocados podem ser um sinal de melanoma.

C: Indica a cor. As pintas particularmente escuras ou multicoloridas podem ser preocupantes.

D: indica diâmetro. Os sinais maiores são dignos de checagem. Contudo, há de se considerar que o melanoma também pode ser pequeno.

E: Indica evolução, ou mudança. A pinta que está mudando de tamanho, forma ou cor é definitivamente uma que deve ser examinada.

A coluna da esquerda mostra exemplos de melanomas, enquanto a da direita mostra exemplos de sinais normais.

melanoma-normal-mole

Agora, tenha em mente que se você notar alguma coisa errada na pele, ou se não tem certeza se uma pinta é perigosa ou não, não hesite em pedir ajuda ao seu dermatologista.

Ele poderá detectar os motivos de preocupação mais propriamente, portanto, tente não se autodiagnosticar ou assumir que está com sintomas claros. 

De acordo com a Dr.ª Derick, alguns autoexames simples podem ajudar a avaliar um sinal na pele. Mas, de antemão ela adverte que não devemos confiar nossa vida a eles, por isso, tenha-o apenas como uma base. Lembre-se que uma biópsia é o mais indicado para confirmar o problema.

Identificar o câncer de pele precocemente é essencial, isso significa que ele pode ser removido antes de se espalhar. A maioria dos casos é causada pela exposição à luz ultravioleta do sol.

As pessoas com pele mais clara que tendem a queimar mais facilmente são mais suscetíveis aos vários tipos de câncer de pele, embora qualquer pele possa ser danificada pela luz solar. 

Os dois tipos mais comuns de câncer de pele, carcinoma basocelular e carcinoma de células escamosas, geralmente ocorrem em partes da pele que são mais frequentemente expostas ao sol, como a cabeça, pescoço, rosto, mãos, braços e pernas – embora também possam se desenvolver em outro lugar.Ambos não se espalham tão rapidamente quanto o melanoma, mas são passíveis de chegar a outras partes do corpo.

O melanoma, embora seja fatal, se removido cedo a taxa de sobrevivência de cinco anos é de 98%. Mas, se o câncer de espelha para a pele circundante, nódulos linfáticos ou órgãos internos, as taxas de sobrevida de cinco anos caem rapidamente. 

Logo, a ADD considera que se as pessoas estivessem mais familiarizadas com os sinais de alerta da doença, e examinassem regularmente a pele, juntamente com visitas a um médico, o número de mortes por melanoma poderia ser muito menor.

Autoexame para o câncer de pele

A Academia Americana de Dermatologia (AAD) recomenda autoexames regulares. Não se esqueça de tomar nota das pintas e sinais que já possui em seu corpo e examine cuidadosamente os novos que aparecem.

Ter um parceiro para te ajudar a verificar os pontos que são mais difíceis para de ver também pode ser bom. Considere que, nos homens, um terço dos melanomas ocorre nas costas.

1- Examine a frente e trás de seu corpo em um espelho, depois os lados. Não se esqueça da parte debaixo do braço.

2- Examine atrás de seu pescoço e couro cabeludo. Divida os cabelos para examinar mais detalhadamente o escalpo.

3- Verifique os cotovelos. Olhe cuidadosamente toda a extensão do antebraço, braços superiores e palmas das mãos.

4- Não esqueça de checar as nádegas. Faça-o com ajuda das mãos e um espelho.

5 – Olhe para a parte de trás das pernas, bem como os espaços entre os dedos e solas dos pés.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência