Pessoas que sofrem de enxaqueca são mais propensas a ter AVC durante cirurgia

de Julia Moretto 0

Segundo os cientistas, pacientes cirúrgicos que sofrem com enxaqueca têm maior risco de Acidente Vascular Cerebral. Os que têm enxaquecas com aura – que ocorre na incidência de luzes – são os que estão em maior risco.  

Especialistas dizem agora que as dores de cabeça debilitantes – que afetam uma em cada cinco mulheres – devem ser incluídas na avaliação de risco antes de uma operação. Pesquisas anteriores associaram a enxaqueca com acidente vascular cerebral devido à pressão arterial alterar esses efeitos.

Mas os pesquisadores da Harvard Medical School queriam avaliar o fator de risco durante a cirurgia – quando as probabilidades de AVC são aumentadas. Eles realizaram um estudo com 124.558 pacientes cirúrgicos entre janeiro de 2007 e agosto de 2014. Os pacientes tinham em média 52 anos de idade, e mais da metade eram mulheres. No estudo, publicado no jornal médico britânico, os especialistas afirmaram que 771 casos tinham ocorrido.

De todos os pacientes que sofreram com a emergência médica, 11,5% já tinham tido enxaqueca. Os pesquisadores estimam que cerca de 2,4 acidentes vasculares cerebrais acontecem a cada 1.000 pacientes cirúrgicos. O risco aumenta para 4,3 para cada 1.000 pacientes que tiveram um diagnóstico anterior de enxaqueca.

No entanto, para adultos que sofrem de enxaqueca com aura, o índice salta para 6,3 acidentes vasculares cerebrais em 1.000 pacientes. No total, 10.088 pacientes foram readmitidos no hospital em 30 dias. Mas as probabilidades de readmissão foram 1,31 maiores para os pacientes com enxaqueca.

Dada a alta prevalência de enxaqueca na população em geral, a associação de AVC isquêmico perioperatório com enxaqueca tem importância para a saúde pública”, disse Dr. Matthias Eikermann, autor do estudo. Os médicos devem estar cientes desse aumento do risco perioperatório, particularmente em pacientes com enxaqueca”, completou.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail / Vimeo ]

Jornal Ciência