Pesquisadores descobrem “novo” órgão no corpo humano

de Gustavo Teixera 0

Pesquisadores classificaram um novo órgão dentro de nossos corpos: ele esteve no nosso sistema digestivo durante todo esse tempo.

Mesmo conhecendo a estrutura do novo órgão, sua função ainda é pouco compreendida, e estudá-la poderia ser a chave para melhor compreensão e tratamento de doenças digestivas. Conhecido como , os pesquisadores acreditavam que ele era composto de estruturas fragmentadas e separadas. Mas estudos recentes mostraram que é realmente um órgão.

A evidência para a reclassificação deste novo órgão foi publicada na conceituada revista médica The Lancet Gastroenterology & Hepatology“No artigo, que foi revisado e avaliado, estamos dizendo que temos um órgão no corpo que não era reconhecido como tal até agora”, disse J. Calvin Coffey, pesquisador do Hospital Universitário Limerick na Irlanda, que descobriu que o mesentério é um órgão.

“A descrição anatômica que tinha sido estabelecida ao longo de 100 anos de anatomia estava incorreta. Este órgão está longe de ser fragmentado e complexo. É simplesmente uma estrutura contínua”, completou Coffey. Graças às novas pesquisas, feitas desde o ano passado, os estudantes de Medicina começaram a aprender que o mesentério é um órgão distinto.

A série mais conhecida de livros de Medicina do mundo, “Grey’s Anatomy”, foi até atualizada para incluir a nova definição. O mesentério é uma dobra dupla de peritônio, o revestimento da cavidade abdominal, que prende o nosso intestino à parede do abdômen e mantém tudo fechado no lugar.

Uma das primeiras descrições do mesentério foi feita por Leonardo da Vinci, e por séculos foi geralmente ignorado, considerado um apego insignificante. No século passado, os médicos que estudaram o mesentério assumiram que era uma estrutura fragmentada feita de seções separadas, o que o deixou sem importância.

Mas em 2012, Coffey e seus colegas mostraram através de exames microscópicos detalhados que o mesentério é realmente uma estrutura contínua. Nos últimos quatro anos, eles reuniram mais evidências de que o mesentério deveria ser classificado como um órgão distinto, e no último artigo publicado, tornaram isso oficial. Confira o órgão ilustrado abaixo:

pesquisadores-descobrem-novo-orgao_2

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência