Pesquisadores capturam animal bizarro no litoral de Taiwan

de Merelyn Cerqueira 0

Enquanto navegavam pela costa litoral do Taiwan, um grupo de pesquisadores encontrou cinco criaturas bizarras em uma profundidade de 1.500 metros.

Chamados de tubarões víbora (Trigonognathus kabeyai), estes bizarros peixes ainda são pouco conhecidos pela ciência, uma vez que vivem de maneira muito profunda no oceano, de acordo com informações da Inverse.

Nesse lote específico capturado pelos pesquisadores, quatro dos cinco peixes estavam mortos. O último morreu cerca de um dia depois, apesar dos esforços dos cientistas para mantê-lo vivo.

viper-shark-heads

O T. kabeyai é encontrado apenas no Japão, Taiwan e Havaí. Seu estado atual de conservação não está claro, já que a União Internacional para a Conservação da Natureza os enumera como “deficientes em dados”.

viper-shark-heads_1

Pelo pouco que se sabe, é possível que estas criaturas se alimentem de peixes ósseos, utilizando suas mandíbulas extensíveis para abocanhá-los. Os dentes, que são como agulhas, também são muito úteis na hora de agarrar uma presa.

viper-shark-heads_2

Os pesquisadores agora esperam que tenham novas chances de olhar novamente para espécie que, embora de aparência bizarra, tem características espetaculares.

Fonte: Science Alert  / Taiwan News Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência