Pesquisa sugere que cães preferem ouvir reggae e rock leve a outros gêneros musicais

de Gustavo Teixera 0

Pesquisadores da Universidade de Glasgow, na Escócia, em parceria com a Organização Escocesa Protetora dos Animais (SPCA), tentaram compreender como a música pode afetar psicologicamente o comportamento de cães.

 

Os pesquisadores tocaram uma variedade de músicas para os cães que vivem em um canil em Dumbarton, na Escócia. Um dos responsáveis pelo estudo, professor Neil Evans explicou que cada cão tem um gosto musical próprio. Mas, foram observadas mudanças positivas quando rock suave e reggae eram tocados.

caes-preferem-rock_2

Na pesquisa, os estudiosos tocaram rock, soul, pop, reggae e música clássica. Com os batimentos cardíacos monitorados, quando ouviam rock e reggae, os cães apresentavam diminuição dos níveis de stress.

 

Uma das autoras do estudo, a estudante de pós-graduação Amy Bowman explicou que um dos objetivos da pesquisa era compreender os efeitos de determinados gêneros musicais nos cães, e eles apresentaram mudanças consideráveis no comportamento quando determinado gênero era tocado.

 

O resultado deste estudo fez com que a SPCA colocasse caixas de som em canis para tocar estilos de música que acalmam os cães.

[ BBC / Diário de Biologia / MNN ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência