Patentes da Apple sugerem que iPhone 8 terá carregamento sem fio

de Redação Jornal Ciência 0

A Apple deve lançar o design mais radical de seu aparelho principal para o 10º aniversário do iPhone em 2017. Há rumores de que haverá um display curvado OLED. Agora, os especialistas estão prevendo que o iPhone 8 terá carregamento sem fio.

A Foxconn Technology Group, na cidade de Nova Taipei em Taiwan, está fazendo módulos de carregamento sem fio para, provavelmente, serem utilizados com o próximo iPhone da Apple, que deve ser lançado em 2017, de acordo com uma fonte da indústria a par do assunto, Nikkei: “[…] a utilização do recurso em dispositivos atualizados da Apple dependerá da Foxconn aumentar a taxa de rendimento a um nível satisfatório”.

iphone-carregamento-semfio_02

Não está claro se a Apple irá oferecer uma placa de carregamento sem fio, como feito pela Samsung para seus smartphones Galaxy S. Mas um pedido de patente apresentado pela Apple junto ao US Patent and Trademark Office, em setembro, mostrava imagens de um dispositivo de carregamento redondo com uma parte superior côncava, semelhante ao carregador de plástico sem fio usado pelo Apple Watch.

A patente foi arquivada pela primeira vez no final de 2015, mas foi publicada apenas no mês passado. Enquanto a patente é mais focada em ferramentas de polimento de dispositivos cilíndricos metálicos e contornos, também se refere a uma “estação de carregamento indutiva”, observa a Patently Apple.

Parece que as ferramentas de polimento estão sendo desenvolvidas especificamente para uma estação de carregamento sem fio com um acabamento de metal, que corresponderia ao iPhone. “Ao descrever como as ferramentas funcionariam, o aplicativo inclui várias ilustrações de uma estação de carregamento usada para fornecer corrente elétrica a outro dispositivo via transmissão de energia indutiva”, aponta o Mac Rumours.

“Uma bobina de transmissor indutiva envolve um núcleo de metal e é projetada para emparelhar com uma bobina de receptor, carregando a bateria do dispositivo eletrônico”, comeplementa.

Rumores anteriores sugeriram que os novos MacBook poderiam incluir um módulo de carregamento sem fio no qual o dispositivo poderá ser colocado para energizá-lo. A Apple revelou que está preparada para lançar três versões do iPhone 8 no próximo ano, incluindo um novo aparelho de 5 polegadas. Citando uma fonte da cadeia de suprimentos, Nikkei disse que a Apple lançará os três iPhones nos seguintes tamanhos: 5,5 polegadas, 5 polegadas e 4,7 polegadas – 14 cm, 12,7 cm e 11,9 cm, respectivamente.

iphone-carregamento-semfio_03

Apple recentemente inutilizou o fio do fone de ouvido, e sua próxima vítima poderia ser o botão “Home”, de acordo com rumores anteriores. Uma patente concedida no mês de setembro descreve uma tecnologia capaz de detectar as impressões digitais em praticamente qualquer lugar na tela de um dispositivo iOS – fazendo o botão “Home” ficar obsoleto.

Esse pedido de patente mais recente sugere o uso de uma lente especial por trás da tela que a liga a sensores, permitindo que ao dispositivo capturar uma leitura exata da impressão digital. De qualquer forma, o fim do botão “Home” não é exatamente inovador, pois muitos acreditavam que a já empresa iria deixá-lo fora do projeto do iPhone 7.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência