Passageira diz que colapso de menina de 8 anos com síndrome estragou seu sono de beleza

de Julia Moretto 0

Uma família passou por uma situação muito delicada num voo de Ibiza para Manchester na companhia Jet2. Yasmin, de oito anos, que sofre de Síndrome de Sturge-Weber, teve um colapso durante a viagem. Foi então que uma passageira disse à mãe da menina, Nicola Colenso, que ela estava incomodada e gritou “faça essa criança ficar quieta!”.

Segundo Nicola, a família tentou explicar para a passageira as condições de Yasmin, porém ela se queixou dizendo que o seu “sono de beleza” tinha sido interrompido. Ainda de acordo com Nicola, Yasmin percebeu a discussão e piorou devido ao nervosismo.

A síndrome de Yasmin afeta pele, cérebro e os olhos e por isso, ela teve que ser levada ao hospital. Como forma de desabafo, Nicola fez um post no Facebook comentando o acontecido e relatou ter explicado muito educadamente à passageira o quadro de saúde de sua filha. A passageira então sugeriu que a família devesse ir em um voo especial. Além disso, ela respondeu que estava “doente dos ruídos” e pediu para que Rick Murray, parceiro de Nicole, apenas fizesse com que a menina ficasse quieta. A discussão ocorreu na frente dos outros três filhos do casal.

O comportamento da passageira foi repudiado nas redes sociais.
O comportamento da passageira foi repudiado nas redes sociais.

Na publicação, Nicole desabafa, “seu comportamento explosivo não foi útil para ajudar a acalmar a ansiedade de nossa filha. Eu espero que através de mídia social, eu possa te encontrar para que você saiba que sua atitude fez com que uma menina de oito anos de idade fosse levada para o hospital naquela noite, enquanto você sofria de supostos ‘ataques graves’”.

O post no Facebook incluía uma foto da passageira que discutiu com a família e foi compartilhado por 52.000 pessoas. A imagem recebeu diversos comentários que criticavam a ignorância e insensibilidade da mulher. “Eu odeio quando as pessoas agem assim. Parecem ter esquecido que já foram uma criança também”, escreveu a internauta Ti Rexy. Já Carol Danby, disse, “Algumas pessoas são realmente horríveis. Muito ignorantes”. Nicola diz que não imaginava a repercussão da sua publicação e que isso mostra como as pessoas são afetadas por coisas como esta.

Nicola contou que a prioridade da família era acalmar Yasmin e levá-la para casa rapidamente. Ela também disse que gostaria que as pessoas tivessem mais consciência dos seus atos para que esse tipo de situação não ocorresse mais. “Quero que as pessoas pensem duas vezes quando virem alguém nesta situação. Eles não têm de lidar com ela [Yasmin] assim. Eles poderiam oferecer apoio”, relatou.

A família que iria passar 11 dias em Ibiza, foi liberada pelos médicos como “apta a voar”. Nicola ainda alertou a companhia aérea sobre as condições de Yasmim, que incluem também epilepsia, glaucoma e autismo.

Sindrome-de-Sturge-Weber_02

Yasmin já passou por mais de 50 anestesias gerais e uma cirurgia no cérebro em 2013, devido à Síndrome de Sturge-Weber. Nicola conta o que acorreu depois da confusão, “naquela noite, ela piorou, ficou inerte e sem vida, seus lábios ficaram azuis. Foi realmente assustador. Ela foi levada às pressas para o hospital em uma ambulância. Algo assim não acontecia desde sua operação em 2013”.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência