Para pacientes com HIV, fumar pode ser mais letal do que o próprio vírus

de Gustavo Teixera 0

Segundo um novo estudo publicado no The Journal of Infectious Diseases, fumar reduziu a expectativa de vida de pessoas com HIV que tomam medicamentos cerca de duas vezes mais do que o próprio HIV.

Agora que os medicamentos específicos para o HIV são eficazes contra o vírus, também precisamos adicionar outras intervenções que possam melhorar e estender a vida das pessoas com HIV“, disse o autor do estudo, Krishna P. Reddy, em um comunicado à imprensa.

Cientistas da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos usaram uma simulação computadorizada do vírus e do tratamento, para prever a expectativa de vida de pacientes fumantes infectados pelo HIV. O estudo também contabilizou outros fatores potenciais, como o uso adequado da medicação.

Os resultados mostraram que os fumantes com HIV que tomavam medicamentos corretamente têm muito mais probabilidade de morrer de uma doença relacionada ao fumo do que ao próprio vírus. Precisamente, cerca de duas vezes mais provável, quando comparados a quem fazia o tratamento e não fumava. É bem conhecido que fumar é ruim para a saúde, mas demonstramos, neste estudo, quão ruim é“, disse o Dr. Reddy.

Homens e mulheres que iniciaram o tratamento do HIV aos 40 anos, mas continuaram a fumar, perderam 6,7 e 6,3 anos de expectativa de vida, respectivamente, em comparação com aqueles que nunca fumaram.

No entanto, há um lado bom: homens e mulheres que param de fumar aos 40 anos de idade recuperaram 5,7 e 4,6 anos de expectativa de vida, respectivamente. Mesmo aqueles que pararam de fumar após os 60 anos viram um aumento significativo na expectativa de vida. “Nunca é tarde demais para parar”, comenta Reddy.

Tendo em mente que as taxas de tabagismo são mais do que duas vezes maiores entre os adultos infectados pelo HIV em comparação com a população geral dos EUA, este estudo salienta a importância de priorizar o combate ao tabagismo entre as pessoas com HIV, com intuito de ajudar a prolongar a sua vida.

[ The Science Explorer ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência