Pais compartilham imagem do momento em que filho de 8 meses morre em seus braços em razão de meningite

de Merelyn Cerqueira 0

Louise e John Done compartilharam imagens emocionantes do momento em que o filho Harry, de apenas oito meses, morreu de meningite B, um dia após ter sido diagnosticado. Nas fotos, a criança apresenta erupções púrpuras na pele, bem como inchaço no corpo.

 

De acordo com informações do Daily Mail, a família, de Bolton, Greater Manchester, Reino Unido, a princípio pensou que Harry estivesse apenas resfriado. No entanto, quando a condição piorou, a criança foi hospitalizada e diagnosticada com meningite do tipo B, um dia antes de morrer.

3D8399F500000578-0-image-a-2_1487754497152

Os pais então tiveram que tomar a difícil decisão de desligar as máquinas de suporte à vida do bebê, uma vez que os médicos lhes informaram que a infecção já havia causado dano cerebral. Não queríamos que ele sofresse mais”, disse Louise. “Chamamos um padre para abençoá-lo e então pedimos que o tirassem dos aparelhos para podermos segurá-lo. Foi nesse momento que ele faleceu, enquanto estava em meus braços”.

3D83979000000578-0-image-a-3_1487754507824

A família então resolveu compartilhar as fotos da criança na esperança de aumentar a conscientização sobre a doença, a fim de que outros pais vacinem os filhos e não experimentem o mesmo sofrimento. As imagens divulgadas mostram Harry nos braços do pai e em um berço hospitalar com o corpo irreconhecível, devido ao processo de envenenamento do sangue (sepse).

3D83993900000578-4248354-image-m-9_1487754614732

Ele [Harry] estava irreconhecível. Fomos informados que seus rins não estavam mais funcionando e que seu corpo havia dobrado de tamanho”, contou Louise. No Reino Unido, desde setembro de 2015, a vacina contra a doença foi incluída no programa de imunização infantil para crianças nascidas em ou após julho de 2015. Infelizmente, a mudança só foi feita após a morte de Harry, que ocorreu em 20 de fevereiro do mesmo ano.

 

A razão pela qual publicamos as fotos é para que as pessoas percebam como a meningite pode ser brutal”, disse a mãe. “Você não pode descrever o que é perder uma criança. Não há nada como isso. É surreal”. Foi meu pior pesadelo”, continuou. “Parecia que eu estava em um mundo paralelo após sua morte. Toda a sua percepção de vida muda”. “Eu me lembro dos médicos dizendo que eu precisava dormir, mas eu não queria porque pensei que nunca mais o veria novamente”.

 

O que é meningite?

Trata-se de uma infecção das membranas protetoras que cercam o cérebro e a medula espinhal. Pode causar envenenamento sanguíneo (sepse) e resultar em danos permanentes no cérebro ou nervos. Ela geralmente é causada por uma infecção viral ou bacteriana, como a bactéria meningocócica que existe em diferentes estirpes: A, B, C, W, X, Y e Z. Elas podem ser transmitidas através de espirros, tosse, beijos e compartilhamento de utensílios.

 

Os sintomas incluem febre alta, mal-estar, dores musculares, nas articulações e erupções na pele. A meningite do tipo B é a causa mais comum da forma bacteriana da doença no Reino Unido há décadas.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência