Na última quarta-feira (22), a Organização das Nações Unidas lançou uma campanha chamada “Clean Seas” (“Limpar os mares”) dirigida a governos de todos os países, empresas e consumidores, para reduzir os resíduos plásticos dos oceanos, de acordo com informações do portal Terra. A agência estima que cerca de oito toneladas desse material sejam lançadas nos mares todos os anos.

 

A campanha, que propõe a limpeza dos oceanos até 2020, foi lançada durante a Cúpula Mundial dos Oceanos, que ocorreu em Nusa Dua, na ilha de Bali, Indonésia. A agência também sugeriu aos governos e empresas que apliquem politicas de redução de plásticos, como embalagens, e que as pessoas mudem seus hábitos de consumo.

 

Até 2020, a meta da ONU é que as maiores fontes de plásticos, como microplásticos de cosméticos e embalagens descartáveis, sejam completamente eliminadas dos oceanos. De acordo com Erik Solheim, chefe da ONU para o Meio Ambiente, já passou da hora de abordarmos o problema. “A poluição de plásticos está aparecendo nas praias da Indonésia, repousando no leito marinho do Polo Norte e ascendendo na cadeia alimentar até nossas mesas”, disse.

 

Até o momento, nove países já aderiram à campanha, incluindo a Indonésia, que se comprometeu a reduzir em 70% o lixo plástico lançado no mar em 2015. O Uruguai, por sua vez, disse que introduzirá um imposto sobre os sacos plásticos, enquanto que a Costa Rica, prometeu melhorar o gerenciamento de resíduos e reeducação para o uso de sacolas.

 

Em relação às empresas, a Dell, do ramo de informática, se comprometeu a utilizar o plástico recolhido próximo ao Haiti para fabricar seus produtos. De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% de todo o lixo oceânico e causa estimados prejuízos anuais de 8 bilhões de dólares para todos os ecossistemas marinhos.

 

Se o aumento de resíduos mantiver o ritmo atual, em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos e, consequentemente, 99% das aves marinhas estarão consumindo boa parte desse material como alimento.

[ American Chemistry ] [ Fotos: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência