O telescópio Fermi detectou matéria escura na galáxia de Andrômeda

de Julia Moretto 0

O sinal detectado no centro da galáxia de Andrômeda pelo telescópio Fermi de raios gama da NASA pode ser evidência de matéria escura. Segundo a NASA, os raios gama vistos nos dados Fermi estão concentrados no centro.

 

Esses raios são a forma de luz mais elevada, e são produzidos quando os raios cósmicos interagem com nuvens de gás interestelar e luz das estrelas. Os pesquisadores não têm certeza do que está produzindo esses raios, mas eles dizem que pode haver várias explicações possíveis – incluindo a matéria escura, a substância elusiva que se pensa formar 27% do Universo.

NASA

Os pesquisadores dizem que os pulsares no centro de Andrômeda também podem ser culpados. São enormes estrelas de nêutrons que pesam duas vezes mais que o Sol e são alguns dos objetos mais densos do Universo. Alguns emitem a maior parte de sua energia em raios gama. Os pesquisadores dizem que os dados da Via Láctea e Andrômeda poderiam ajudar a resolver alguns dos mistérios. Como M31 emite poucos raios gama de seu grande disco, por exemplo, isso indica que há menos raios cósmicos lá.

 

E, como estes estão relacionados com a formação de estrelas, a ausência de raios gama nas regiões externas sugere que a galáxia tem um método diferente para produzir raios cósmicos.

 

Não entendemos completamente os papéis que os raios cósmicos desempenham nas galáxias ou como eles viajam através deles“, disse Xian Hou, astrofísico do Observatório de Yunnan, da Academia Chinesa de Ciências, em Kunming, na China. “O M31 nos permite ver como os raios cósmicos se comportam em condições diferentes daquelas em nossa própria galáxia”.

 

Fermi é capaz de fazer observações mais detalhadas do Centro da Via Láctea, mas sua visão é parcialmente obscurecida pela emissão de seu disco. “Nossa galáxia é tão semelhante a Andrômeda, que ao estudá-la podemos aprender mais sobre a nossa galáxia e sua formação“, disse a coautora Regina Caputo, cientista de pesquisa no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

 

Mais observações são necessárias para determinar exatamente o que está causando esses raios gama, mas os pesquisadores dizem que poderia lançar nova luz sobre a misteriosa matéria escura. “Quanto mais informações temos, mais informações podemos colocar em modelos de nossa própria galáxia”, disse Caputo

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência