O muco, embora tenha aparência desagradável, faz parte de nossa vida e quando ficamos doentes é comum que seja produzido em excesso. No entanto, o que pouca gente sabe é que a cor e textura dele tem muito a dizer sobre nossa saúde.

 

Sabendo disso, em mais um episódio da série American Chemical Society’s Reactions, especialistas mostram que o muco contém uma enorme quantidade de células e componentes que combatem a presença de bactérias, bem como podem fornecer pistas da situação corrente de nosso sistema imunológico.

 

Basicamente, o muco claro é uma sinalização de que nosso corpo está funcionando corretamente, por isso, se ele estiver saindo, mesmo que em excesso, significa que seu sistema imunológico está a todo vapor. Por outro lado, quando a aparência dele é branca ou amarelada e espessa, é um sinal de que o corpo está produzindo uma quantidade maior de glóbulos brancos, o que significa que ele está lutando os estágios iniciais da presença de um vírus. Logo, assim como a cor amarela de um semáforo, esta é uma indicação de que você deve diminuir o ritmo, permanecer hidratado e descansar, de modo que seu sistema imunológico tenha a chance de controlar as coisas.

muco-resfriado-gripe_02

Já o muco verde aparece quando as coisas evoluem. A cor muitas das vezes é causada pela presença de uma enzima esverdeada chamada mieloperoxidase, que ajuda o corpo a produzir poderosas células imunes chamadas neutrófilos. Então, quando o organismo está inundado destas células, é um sinal de que seu sistema imunológico já está em plena capacidade e provavelmente perderá a batalha para um vírus da gripe ou resfriado.

 

Logo, a única solução é descansar e procurar ajuda médica para garantir medicamentos específicos. Ainda, os especialistas recomendam que ao invés de simplesmente se automedicar com descongestionantes, opte por deixar o nariz escorrer naturalmente.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert / Flickr ]

Jornal Ciência