O que é esta misteriosa estrutura oval na Antártida?

de Gustavo Teixera 0

Reivindicações de civilizações antigas que desenvolveram cidades complexas no Polo Sul estão surgindo neste início de ano. No mês passado, foram descobertas pirâmides na Antártida, não suficiente, em janeiro de 2017, encontraram uma cúpula oval por lá.

O site especializado em história, Ancient Code, sugeriu que essa estrutura oval foi feita pelo homem, evidenciando a possibilidade de o lugar ter abrigado uma civilização antiga. A estrutura em questão tem 120 metros de diâmetro e está localizada na Antártida Oriental. O site afirma que a estrutura “parece algo que pode facilmente ter sido projetado por alguém”.

“E se, num passado distante, quando a Terra e a Antártida eram muito diferentes, uma civilização antiga se desenvolveu lá, criando estruturas fascinantes, monumentos e templos? Encontraríamos evidências de sua existência hoje?”, perguntou o site Ancient Code.

A questão é que nunca houve condições favoráveis para os seres humanos viverem na Antártida. O lugar sempre esteve coberto de gelo muito antes do Homo sapiens evoluir. O continente congelado é inóspito para nós e temos de usar o melhor da nossa tecnologia para os cientistas permanecerem seguros enquanto pesquisam na região.

“A Antártida só foi completamente coberta de gelo por 15 milhões de anos, embora tenha sido muito gelada por cerca de 23 milhões de anos”, afirmou o geólogo Robin Andrews residente do site IFLScience. Há muito que não sabemos sobre o nosso passado, e os seres humanos sempre foram engenhosos em encontrar soluções. A Arqueologia é uma Ciência maravilhosa e muitas vezes surpreendente, teorias extraordinárias exigem provas extraordinárias.

Você pode olhar para uma imagem de satélite e acreditar em todo tipo de ideia, mas há perguntas que precisam ser respondidas. Se ela foi feita por uma civilização antiga, como foi construída? Mineração em um deserto congelado não é fácil de ser feita. Como mantiveram o lugar quente? Não há árvores para queimar. E o mais importante, por que a construíram lá, longe dos recursos naturais e no ambiente mais extremo da Terra?

Se alguém encontrar respostas razoáveis para essas perguntas, o caso poderá ser solucionado. Mas, até lá, devemos supor que estranhas formações geológicas são apenas estranhas formações geológicas.

[ IFL Science / Ancient Code ] [ Foto: Reprodução / IFL Science ]

Jornal Ciência