Alguns dizem que elas se parecem com queijo cottage, outros as comparam com a textura da casca de uma laranja.

 

O fato é que, independente de como elas são descritas, todo mundo tem – e se não as têm ainda, as chances de desenvolver são muito grandes. No entanto, o que será que acontece na pele para ela adquirir essa aparência?

 

Segundo relatado pela Live Science, basicamente, a celulite é a gordura encontrada logo abaixo da superfície da pele, em uma camada de tecido conjuntivo. De acordo com a dermatologista norte-americana Dr.ª Michele Green, nas pessoas mais jovens, esse tecido conjuntivo é constituído por uma proteína chamada colágeno, que contém a gordura. Porém, conforme envelhecemos, essa gordura começa a sair do tecido, “o que dá a aparência das covinhas irregulares”, disse Dr.ª Green.

 

Uma maneira de imaginar como isso acontece é pensar que uma espécie de rede está segurando a gordura. Se as fibras dessa rede estiverem muito soltas ou apertadas, a gordura começa a aparecer como pequenos orifícios.

 

Exatamente quando aparecem e quão visíveis podem ser, são ideias pouco conhecidas pela Ciência. Acredita-se que os hormônios e a genética estejam relacionados. E de acordo com a dermatologista, talvez seja por isso que os homens a tenham com menos frequência que as mulheres. Além disso, embora a celulite seja gordura, seu aparecimento, na verdade, não tem nada a ver com peso.

 

A idade, no entanto, é um fator importante. As celulites começam a aparecer após a puberdade e depois disso a tendência é piorar. “Infelizmente, não há nada que uma pessoa possa fazer para evitá-las”, disse. E, apesar de um setor inteiro na indústria de cosméticos ser dedicado a eliminar essa característica, a celulite é permanente. “Uma vez que ela chega, chega”, disse Green. Até mesmo procedimentos como a lipoaspiração, que literalmente tiram a gordura do corpo, podem não acabar com a celulite. Além disso, de acordo com a National Library of Medicine, a lipoaspiração pode até fazer com que o quadro piore.

 

Apesar de certos procedimentos ainda serem capazes de reduzir a aparência da celulite, eles funcionam apenas temporariamente. “É semelhante à forma como alguém lida com uma ruga”, disse.“Por exemplo, o preenchimento de uma ruga vai inchar a área, deixando-amenos visível, mas não é permanente”.

[ Live Science ] [ Fotos: Reprodução / Wikimedia ]

Jornal Ciência