O que aconteceria se todas as baratas do mundo desaparecessem? A resposta te deixará chocado

de Gustavo Teixera 0

Muitas pessoas possuem asco de baratas e desejam que elas simplesmente não existissem.  Mas, o que essas pessoas não sabem é que as baratas participam de um esquema sofisticado da cadeia alimentar. 

Todos os seres vivos, incluindo baratas e outros insetos, estão conectados a uma “teia” alimentar. 

Caso as baratas fossem extintas, a população de ratos e camundongos diminuiria, já que os roedores se alimentam de baratas.

Consequentemente, animais maiores que se alimentam dos roedores, como águias, alguns felinos e répteis também sofreriam perda massiva de população.

Além disso, as baratas também contribuem para o ciclo do nitrogênio, pois muitas se alimentam de matéria orgânica em decomposição e esse material possui grande quantidade de nitrogênio. 

Quando essa matéria passa pelo trato digestivo das baratas, vira fezes que, quando eliminadas, desprendem facilmente os produtos nitrogenados que são utilizados pelas plantas. 

Portanto, esse processo realizado pelas inúmeras baratas contribui diretamente para a saúde de árvores, plantas e bosques. Depois de ler esse texto, pense duas vezes antes de matar uma barata.

Fonte: Vix Fotos: Reprodução / Pixabay

Jornal Ciência