O que acontece com o cérebro quando perdemos a consciência por beber demais?

de Merelyn Cerqueira 0

Se você costuma consumir bebidas alcoólicas em excesso, é possível que, em algum momento da vida, já tenha perdido a consciência por beber demais.

Conhecido popularmente como ‘dar PT’ (Perda Total), esses apagões frequentes acontecem com cerca da metade das pessoas que bebem habitualmente, de acordo com informações do portal da revista espanhola Muy Interesante. No entanto, pouco se sabia sobre o porquê das ocorrências e as consequências a longo prazo. Agora, uma equipe de cientistas da Sociedade de Investigação sobre o alcoolismo apresentou um estudo que lança uma luz sobre esse ‘apagão’.

Os pesquisadores analisaram 26 estudos anteriores relacionados a perda de consciência causada por bebidas alcoólicas, a fim de destacar os mecanismos neurobiológicos subjacentes a este evento. Logicamente, nossa própria biologia também desempenha um papel crucial nos efeitos causados no corpo, o que explica o fato de existirem pessoas que são incapazes de se lembrar da noite anterior, apesar de não ter bebido mais do que o resto do grupo.

Tal inconsciência ocorre quando o nível de álcool no sangue torna-se excessivamente elevado. A região do hipocampo cerebral, responsável por formar novas memórias, é muito sensível ao álcool, logo, dada a elevada ingestão de bebidas alcoólicas, essa capacidade é prejudicada. O que ocorre é que não há exatamente um “esquecimento” de eventos. Na verdade, essas memórias nunca foram armazenadas diretamente em nosso cérebro. 

Tecnicamente, um indivíduo embriagado pode perder ou não a consciência por um tempo curto, mas o fato é que não há formação de memórias durante longos períodos desses eventos”, disse o líder do estudo, Ausim Azizi.

Além desses efeitos, o estudo publicado na revista Alcoholism: Clinical & Experimental Research, também concluiu que esses apagões podem causar danos significativos à nossa saúde física e mental. Por um lado, podemos cair e quebrar algum osso sem ter consciência disso, por outro, esses “apagões” também podem causar danos psicológicos significativos, associados a alterações neurobiológicas e sintomas psiquiátricos de longa duração.

[ Muy Interesante ] [ Foto: Reprodução / Dicas Sobre Saúde ]

Jornal Ciência