O que a Ciência diz sobre tirar o máximo proveito do seu chá? A resposta é impressionante

de Gustavo Teixera 0

O chá é uma das bebidas mais populares do mundo. Todo mundo tem opiniões sobre como fazer um chá perfeito. Mas o que a ciência diz sobre tirar o máximo proveito de sua bebida?

O consumo de chá está ligado a uma série de benefícios para a saúde. Acredita-se que melhore humor e cognição, além de reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes. 

O chá é uma fonte de micronutrientes, incluindo flúor, magnésio e zinco. No entanto, os benefícios para a saúde estão ligados principalmente a três principais compostos bioativos: catequinas, cafeína e L-teanina. Os compostos bioativos são nutrientes não essenciais que podem afetar a saúde.

Estudos em laboratório e em animais sugeriram que estes compostos podem ter múltiplos efeitos na saúde.

Mas, os resultados em estudos humanos são muito menos claros. As catequinas são um tipo de polifenol, um grupo de produtos químicos com propriedades antioxidantes.

Os antioxidantes são moléculas que impedem o dano celular. A cafeína faz você se sinta alerta e o aminoácido L-teanina é responsável pelas propriedades relaxantes do chá.

Qual chá é mais saudável?

Chá preto, chá o olong, chás brancos e verdes, todos esses vêm da mesma planta, a Camellia sinensis. As diferenças vêm do tempo de colheita e processamento, particularmente o nível de oxidação, uma reação que ocorre quando folhas processadas são expostas a altos níveis de oxigênio. 

O chá preto é totalmente oxidado, o oolong é parcialmente oxidado, enquanto os chás verdes e brancos são não oxidados. Os chás brancos e verdes são das colheitas adiantadas.

O processamento tem pouco impacto na L-teanina, com níveis semelhantes encontrados em todos os chás. Os níveis de cafeína variam muito, no entanto chá preto normalmente possui mais cafeína.

As catequinas são alteradas pela oxidação, de modo que os níveis são mais altos nos chás verdes e brancos. Mais antioxidantes e menos cafeína significa que é tipicamente considerada a opção mais saudável.

Assim, o chá verde tem sido o foco da maioria dos estudos sobre os benefícios para a saúde. No entanto, todos os chás são uma boa fonte de L-teanina, cafeína e catequinas.

Mas, lembre. Ter “chá” no rótulo não garante conteúdo bioativo ou benefícios para a saúde. Chás gelados prontos e chás instantâneos podem ter bioativos limitados e podem ser ricos em açúcar. Ervas e chás de frutas não contêm qualquer folha de chá real, e assim as propriedades variam. 

O consumo excessivo de chá também pode ser prejudicial, levando a um consumo excessivo de cafeína.

Taninos, que são outro grupo de polifenóis no chá também podem reduzir a absorção de ferro se consumido logo após uma refeição.

Ciência da fermentação

Se você está agitando o saco de chá em torno do copo por 15 a 30 segundos, você provavelmente só está recebendo uma fração dos bioativos. 

Preparar o chá com água fervida por dois a três minutos, de acordo com as instruções, extrai cerca de 60% das catequinas, 75% da cafeína e 80% da L-teanina.

A pesquisa descobriu que a infusão por 20 a 30 minutos a 80° C extrai o nível máximo de bioativos, mas isso não é realmente prático para a vida diária, e provavelmente não é muito saboroso.

Curiosamente, o pH da água também afeta o processo de extração. A água de pH baixo extrai os bioativos melhor do que a água de pH elevado. O pH da água da torneira é de cerca de sete, o que é neutro, por isso pode haver um benefício pela adição de limão no chá.

Chá no micro-ondas?

A ideia de fazer chá no micro-ondas pode parecer horrível para alguns. Argumenta-se que os micro-ondas são inferiores às chaleiras para aquecer a água, pois há menos controle sobre a temperatura.

Mas o micro-ondas poderia realmente ser uma ferramenta útil para extrair mais bioativos. O micro-ondas pode realmente aumentar os níveis de bioativos em seu copo. Adicionar água fervida recentemente para o saquinho de chá, mergulha-lo por 30 segundos, seguido de um minuto no micro-ondas na potência média pode extrair mais bioativos.

O leite muda os benefícios para a saúde do chá?

Alguns estudos sugeriram que o leite altera a atividade antioxidante e os benefícios para a saúde do chá. Mas outros estudos têm mostrado que o mesmo nível de antioxidantes chega ao sangue depois de consumir chá com e sem leite. 

Não há nenhuma ciência real atrás da velha questão de quando o leite deve ser adicionado. A Sociedade Real de Química sugere que adicioná-lo primeiro evita a desnaturação, ou aglutinação, de proteínas do leite, o que pode dar ao leite um sabor de velho.

Folha solta e saquinhos de chá

A folha solta pode conter mais bioativos porque usa mais folhas de alta qualidade. Mas folhas em saquinhos de chá são picotadas em pedaços menores, e isso acredita-se que melhore o processo de extração. O chá de qualidade inferior também pode incluir mais caules, que são mais elevados em L-teanina do que as folhas. 

Benefícios para saúde podem não ser a única razão para que se beba chá, mas se você quiser tirar o máximo proveito do seu copo, a paciência é a chave. Para qualquer tipo de chá, quanto mais tempo você ferver,melhores são seus efeitos.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência