O peixe de água doce que pode entrar na uretra e ânus ao tomar banho em rios

de Otto Valverde 0

Conhecido como Candiru ou peixe-vampiro, trata-se de uma espécie de peixe parasita que vive nas águas doces do Rio Amazonas, Rio Madeira e afluentes.

De tamanho pequeno – não consegue atingir mais do que 20 centímetros – ele possui um corpo transparente e formato de enguia, que o deixa praticamente invisível na água, conforme informações publicadas pela bióloga Karlla Patrícia no Diário de Biologia.

candiru-entrando-na-uretra

Normalmente, o candiru nada até as cavidades das brânquias de outros peixes maiores, onde se alojam e se alimentam de sangue. Em outros casos, apesar de aparentar fragilidade, é capaz de entrar na uretra e ânus de banhistas que se arriscam em nadar em águas povoadas por eles. São atraídos pelo cheiro da urina ou secreções, e por isso são uma das criaturas mais temidas pelos nativos da região – até mais do que as piranhas.

Seu perfil aerodinâmico, como o de um supositório, permite que ele penetre e se instale nessas regiões, onde fica preso pelos dentes e nadadeiras. Logo, uma vez que entra, é quase impossível que volte.

Apesar de não existir evidências registradas de que o Candiru possa sobreviver dentro do corpo de uma pessoa, acredita-se que eles se alimentem do sangue e tecidos dessas cavidades, só podendo ser removidos por meio de cirurgia.

candiru-entrando-na-uretra_01

Logo, de acordo com a bióloga, a recomendação dos médicos é que, como prevenção, os homens usem camisinhas ao nadarem em águas povoadas pelo peixe, e que as mulheres não nadem sem roupas – em nenhuma hipótese. Não se iluda pensando que a possibilidade disso ocorrer é zero; vários casos já foram registrados em hospitais brasileiros. 

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência