O líder do Estado Islâmico está morto, de acordo com afirmação de TV estatal

de Julia Moretto 0

Abu Bakr al-Baghdadi, o terrorista mais procurado do mundo, foi supostamente morto em um ataque aéreo em Raqqa neste fim de semana. Houve inúmeras publicações em mídias sociais comemorando sua aparente morte.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou ter havido intensos bombardeamentos aéreos sobre a cidade. Cerca de 13 civis foram mortos em coalizão são incursões em Raqqa nas últimas 24 horas. As comunicações do governo divulgaram a foto supostamente do líder do Isis. No entanto, os relatórios não estão confirmados e foram tratados com suspeita. A própria agência de notícias do ISIS, Amaq, não confirmou os dados.

Al-Baghdadi foi denunciado por fingir sua morte antes, e os relatórios podem ser uma tentativa de propaganda para influenciar positivamente a opinião pública em relação ao governo de Assad. As agências de inteligência acreditavam que o líder do grupo jihadista estava escondido em um deserto na cidade de Mosul, antes de fugir para a Raqqa, quando o exército iraquiano avançou. Foi oferecido o prêmio de US$ 25 milhões em sua cabeça.

Em janeiro, os relatórios alegaram que al-Baghdadi foi “gravemente ferido” em ataques aéreos no norte do Iraque. Em março, o Pentágono afirmou que o líder continuava vivo. “Nós pensamos que Baghdadi está vivo e ainda está liderando, obviamente, estamos fazendo tudo o que podemos para rastrear seus movimentos”, disse o porta-voz do Pentágono, Peter Cook em entrevista à CNN na época.

O secretário de Estado, Rex Tillerson dos EUA, disse que era “uma questão de tempo” até que o líder fosse morto. “Quase todos os deputados de Abu Bakr al-Baghdadi estão agora mortos, incluindo o cérebro por trás dos ataques em Bruxelas, Paris e outros lugares. É apenas uma questão de tempo antes de o próprio Baghdadi encontrar o mesmo destino”, disse ele.

Fonte: Metro Fotos: Reprodução / Metro

Jornal Ciência