O homem que foi exposto ao vácuo e sobreviveu para contar sua história

de Julia Moretto 0

Filmes de ficção científica sempre mostram pessoas morrendo quando expostas ao vácuo. Coisas horríveis acontecem: pulmões e olhos estouram entre outras reações nada agradáveis. Porém, Jim Leblanc, foi exposto a essa condição e não morreu!

A câmara a vácuo foi criada com o objetivo de testar equipamentos espaciais. Estudiosos conseguiram uma forma de tirar todo o ar do local para que pudessem entender as condições da Lua. Usando isso, os cientistas poderiam testar as roupas dos astronautas para que não houvesse nenhum problema de “vazamento”.

Porém, o teste de Jim Leblanc quase acabou em tragédia. No vídeo, ele comenta que o teste começou normalmente, até que o tubo que estava pressurizando a roupa se desconectou. Desesperados, os cientistas tentaram reverter o vácuo criado na câmara.

Jim relata que enquanto se desequilibrava sentia a saliva em sua boca borbulhar – antes de perder a consciência. Os estudiosos da época não sabiam como o corpo reagia ao vácuo, mas acreditavam que todos os fluidos começavam a ferver.  Um colega devidamente equipado salvou Jim em menos de 25 segundos. Os cientistas ainda levariam mais de meia hora para despressurizar a câmara e os médicos só poderiam entrar no ambiente depois desse tempo. Mas milagrosamente, ele conseguiu recuperar a consciência.

[ Foto: Reprodução / NASA ]

Jornal Ciência