O formato da mão de uma pessoa pode estar relacionado a sua sexualidade, sugere estudo

de Merelyn Cerqueira 0

Um estudo publicado no periódico científico Archives of Sexual Behavior diz que a sexualidade das pessoas pode ser determinada através do formato das mãos. 

De acordo com a pesquisa, mulheres que têm um dedo indicador e um dedo anelar de diferentes comprimentos na mão esquerda são menos propensas a serem héteros. Estudos anteriores já haviam assumido que a diferença no tamanho dos dedos está relacionada à exposição à testosterona

Os homens geralmente têm um dedo anelar mais longo comparado ao dedo indicador, enquanto que as mulheres tendem a ter os dois dedos no mesmo comprimento.

Para evitar fatores que poderiam causar confusão, a equipe considerou para o estudo apenas gêmeos idênticos.

Os pesquisadores analisaram 18 pares de gêmeos femininos e 14 pares de gêmeos masculinos, todos com orientação sexual discordante. Para as mulheres, as homossexuais tinham mãos esquerdas mais “masculinas” em comparação com suas contrapartes heterossexuais.

Para os 14 pares masculinos, os pesquisadores observaram que os gêmeos homossexuais tiveram, ao contrário da previsão, proporções de comprimento de dedo mais masculinizadas do que suas contrapartes heterossexuais. No entanto, essa diferença não foi significativa.

Contudo, mesmo com esse resultado, é extremamente improvável que você consiga descobrir a sexualidade de alguém com base em sua mão.

Primeiro, é importante considerar que o número de participantes utilizados no estudo é extremamente pequeno, portanto, é difícil fazer uma suposição sobre a população em geral.

Além disso, o comprimento dos dedos, assim como a sexualidade e o gênero, é um espectro. O tamanho dos dedos, por exemplo, há muito tem sido associado à habilidade atlética e inteligência das pessoas – em outros estudos.

Segundo, é importante saber que a conexão entre o comprimento do dedo e a testosterona está longe de ser confirmada pela ciência – embora de fato exista evidências.

Essa ideia, conhecida como Hipótese de Manning, é difundida em estudos biológicos e biocomportamentais, e precisa ser verificada de forma clínica mais abrangente.

Terceiro, a sexualidade não pode ser definida via uma única causa – e definitivamente não apenas pela testosterona, uma vez que isso limita nossa compreensão sobre o tema.

A sexualidade é algo muito complexo e provavelmente definida por muitos fatores, incluindo genéticos, epigenéticas e ambientais.

Fonte: IFL Science Foto: Reprodução / Youtube Natural Cures

Jornal Ciência