O botão que existe para fechar a porta do elevador não tem função alguma!

de Julia Moretto 0

A maioria das pessoas não tem paciência de esperar alguns segundos para que as portas do elevador se fechem espontaneamente. Por isso elas apertam o botão “fechar”, acelerando o processo.

No entanto, alguns dizem que este recurso implementado nos anos 1990 é uma farsa. Especialistas disseram que os botões servem apenas para nos fazer sentir no controle da situação.

Segundo Karen W. Penafiel, diretor-executivo da National Elevator Industry Inc, o Americans with Disabilities Act aprovado em 1990 determina que os elevadores fiquem abertos tempo suficiente para alguém com deficiência física entrar. Embora esses botões possam parecer inúteis, eles desempenham sua função para bombeiros e trabalhadores de manutenção – mas apenas com um código ou chaves designadas. Penafiel explica que o tempo de vida de um elevador é cerca de 25 anos.

Por mais estranho que pareça colocar esses botões nos elevadores, eles estão presentes por boas razões. “Ele diminui o estresse e promove o bem-estar“, contou Ellen J. Langer, professora de Psicologia na Universidade de Harvard. 

Outro especialista, John Kounios, professor de Psicologia na Universidade de Drexel, na Filadélfia, disse que estes botões estão lá para adicionar uma ilusão de controle – se não estivessem presentes, as pessoas sentiriam falta desse controle. Kounios ainda disse que mesmo sabendo que o botão é uma ilusão, as pessoas continuarão o apertando, pois, a sensação é de recompensa. No entanto, elevadores não são os únicos dispositivos fraudulentos, os sinais na faixa de pedestres também estão na lista.

O The New York Times revelou em 2004 que a Big Apple analisou os botões de sinalização na faixa de pedestre. Segundo a análise, dos 3.250 botões, 2.500 deles foram substituídos por placebos mecânicos – mecanismos que não funcionam. A razão pela qual os botões ainda estão em vigor é porque custa cerca de US $ 1 milhão para removê-los.

Mas Nova York não é a única cidade com esse problema. Segundo uma pesquisa realizada em 2010, o botão falso está presente em Austin no Texas, Gainesville na Flórida e Syracuse.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência