Novo aparelho tecnológico impressiona e é inserido no kit militar russo chamado Ratnik

de Julia Moretto 0

Recentemente foi adicionado ao kit militar russo “Ratnik” – um conjunto multi-sistema complexo de equipamentos de combate portáteis – um relógio mecânico.

O aparelho pesa cerca de 100 gramas e pode suportar pulsos eletrônicos destrutivos usados ​​na guerra e até suportar as consequências de uma explosão nuclear, de acordo com os representantes da Rostek Estado Corporation, desenvolvedores do kit Ratnik.

aparelho-militar_1

“Se um soldado estiver exposto à emissão eletromagnética de uma bomba nuclear, o relógio continuará a operar sem qualquer interrupção”, disse Oleg Faustov, designer chefe de sistemas de suporte de vida para equipamentos táticos em Rostek.

Cinco sistemas integrados que incorporam 59 itens – incluindo armas e dispositivos de proteção, comunicação e valorização óptica – compõem o kit de combate. As tecnologias podem operar sob qualquer tipo de condições climáticas.

Uma versão mais avançada do equipamento de combate, descrito como Ratnik-3, deverá ser revelada em 2020 e incluirá um conjunto sofisticado de redes operacionais incorporadas em um quadro de titânio, disseram os representantes da marca.

O chamado “terno de combate do futuro” será 30% mais leve do que o atual kit Ratnik e incorporará um exoesqueleto articulado com dispositivos para controlar o microclima do terno e ainda monitorará a saúde do usuário, juntamente com um sistema de exibição digital para um escudo de rosto via capacete ou óculos de proteção, de acordo com a TASS.

O relógio de pulso pode atualmente ser o único dispositivo no kit Ratnik criado para continuar intacto após uma explosão nuclear, mas a ameaça de armas nucleares tem certamente atraído mais atenção no cenário global nos últimos meses.

Fonte: Live Science Fotos: Reprodução / Live Science

Jornal Ciência