Novas fotos revelam detalhes de submarino chinês secreto com enorme potencial bélico

de Merelyn Cerqueira 0

Imagens registradas na base de Yulin, em Hainan, na China, revelam detalhes de um modelo submarino secreto, Type 094A, com potencial para esconder 12 poderosos mísseis, conhecidos como “big waves” (“grandes ondas”, em tradução livre), que podem atingir mais de 11.000 quilômetros de distância, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

Acredita-se que no momento em que o submarino secreto foi fotografado, militares faziam uma importante revisão. O modelo, segundo a Popular Science, visto na base submarina de Yulin, seria uma versão mais recente do antigo Sun 084A.

submarino-chines_01

A nova versão possui uma aparência mais aerodinâmica. Foram retiradas as janelas e adicionado um sonar retrátil, disposto no topo de sua cauda superior, o que torna mais fácil ouvir e evitar ameaças.

submarino-chines_03

Oficialmente nomeados como JL-2A, os mísseis possuem um alcance de até 11.200 quilômetros de distância. Isso significa que, a partir de sua base, poderiam atingir quase qualquer parte dos EUA. Versões mais longas poderiam transportar ainda mais ogivas nucleares e de alcance global.

submarino-chines_04

De acordo com um relatório recente divulgado pelo congresso chinês, submarinos JL-2, com capacidade nuclear de atingir alvos a mais de 4.500 milhas náuticas de distância já estão sendo usados pela China para patrulhar regiões. Atualmente, os chineses estão trabalhando na construção de uma nova e modernizada plataforma, bem como um míssil de alcance ainda mais longo, nomeado como JL-3.

As recentes melhorias no ramo submarino mostram que a China tem interesse em acompanhar a produção bélica marítima dos EUA e Japão. O país já está trabalhando em outro submarino de ataque nuclear, o Type 095, que poderia ser lançado antes de 2020.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência