Nova pesquisa mostra onde contraímos nossos primeiros micróbios

de Julia Moretto 0

Os pesquisadores descobriram novas evidências contradizendo a ideia de que os bebês nascidos por cesariana não recebem a mesma dose de microflora materna que aqueles que nascem de parto normal.

 

As novas descobertas sugerem que o nascimento desempenha um papel vital na diversidade de bactérias e fungos do nosso corpo. Cientistas do Baylor College of Medicine em Houston, no Texas, decidiram investigar se estudos anteriores sobre micróbios de recém-nascidos tinham levado em conta o motivo pelo qual o nascimento do bebê foi realizado por cesariana em vez de naturalmente. Toda a superfície do nosso corpo é o lar de até 100 trilhões de células microbianas, composto por cerca de 10.000 espécies – muitas das quais são vitais para a nossa existência.

 

Embora nenhum de nós tenha a mesma variedade de micróbios, compartilhamos organismos que ocupam papéis muito semelhantes. Eles moldam o nosso sistema imunológico, nos protegem de agentes patogênicos, criam vitaminas e podem influenciar nosso desenvolvimento de doenças metabólicas que levam à obesidade e diabetes. À medida que a importância dos inquilinos microbianos de nosso corpo se tornou mais clara, a atenção dos pesquisadores se voltou para a questão de como um grupo limpo de células embrionárias herda um verdadeiro mundo de germes.

 

Durante muito tempo, o útero foi considerado um ambiente estéril e os bebês herdavam os micróbios apenas quando comiam alimentos contaminados. Hoje sabemos que o processo de adoção de nossos microscópicos começa antes mesmo de nascermos, com eles sendo isolados do líquido amniótico que envolve bebês ainda não nascidos saudáveis, bem como de suas membranas e até mesmo do sangue do cordão umbilical.

 

No entanto, o parto fornece ao bebê uma dose significativa de microrganismos. Quando o bebê nasce, ele entra em contato com uma infinidade de germes do canal vaginal da mãe, pele e intestino. Se removido do útero através de uma incisão, no entanto, há pouca chance do recém-nascido absorver um fornecimento significativo desta microflora. Para testar, a especialistas Kjersti Aagaard e sua equipe analisaram os microbiomas de 81 mulheres e seus bebês no terceiro trimestre até seis semanas após o parto. Outras 81 mulheres e seus recém-nascidos tiveram amostras semelhantes tomadas, mas somente após o parto.

 

Amostras de micróbios foram retiradas de vários lugares, incluindo gengivas, fezes, narinas e genitais. Com exceção do mecônio, os tipos de micróbios que cobrem o corpo do recém-nascido eram praticamente os mesmos, independentemente de a amostra ter saído da boca, nariz ou outras partes da pele. Os micróbios encontrados no mecônio de recém-nascidos por cesárea foram idênticos aos encontrados em recém-nascidos por parto normal, embora os microrganismos da pele de ambos os grupos fossem ligeiramente diferentes.

 

A grande surpresa foi que depois das seis semanas, não apresentaram diferença discernível nos microbiomas dos dois grupos de bebês – cada um tinha sua própria “identidade” microbiana pessoal baseada no ambiente doméstico e familiar. Isso sugere que os micróbios que recebemos enquanto ainda estamos no ventre poderiam ser significativamente mais importantes para o nosso desenvolvimento do que o método pelo qual nascemos. Esta pesquisa foi publicada em Nature Medicine.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Max Pixel ]

Jornal Ciência